IMUNIZE-SE

Após o Dia D de Multivacinação, a imunização segue nas Unidades de Saúde

Tito Teixeira
Publicado em 25/05/2024 às 14:00Atualizado em 25/05/2024 às 18:38
Compartilhar

As atividades de ontem deram oportunidade às pessoas de atualizarem o cartão de vacinação, uma vez que a cobertura de determinas vacinas ainda está pequena (Foto/Divulgação)

As atividades de ontem deram oportunidade às pessoas de atualizarem o cartão de vacinação, uma vez que a cobertura de determinas vacinas ainda está pequena (Foto/Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu no sábado (25) o Dia D de Multivacinação, para atualização da caderneta de vacinação da população, em especial contra gripe, dengue, Covid-19 (para crianças e adolescentes) HPV e imunizantes de rotina. 

Conforme dados do Ministério da Saúde (MS), os números da vacinação ainda estão baixos. Em relação à gripe, foram aplicadas no município 31.304 doses (até sexta-feira, dia 24). O público idoso lidera o número de aplicações, com 15.684 doses, seguido pelas crianças, com 3.489; pessoas com comorbidades, com 2.290; trabalhadores em saúde, com 1.881 doses. Outras categorias ficaram abaixo de mil doses.

A coordenadora da Central de Vacinas de Uberaba, Priscilla Amaral, lembrou que o Dia D de Multivacinação tem a característica de possibilitar à comunidade que coloque a carteira vacinal em dia. “É muito importante o engajamento de todos na imunização, para que formas graves de doenças, como a influenza, não se manifestem, evitando as internações. A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra muitas doenças e salva vidas”, destacou.

A vacinação segue nas unidades de saúde do município. Pode se vacinar contra a gripe toda a população com idade acima de seis meses e que ainda não foi imunizada.

Contra a dengue, podem ser vacinados crianças de 10 a 14 anos, conforme os critérios do Ministério da Saúde. E contra o HPV, crianças e jovens de 9 a 19 anos que ainda não tenham se imunizado com a dose única. A orientação é do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis (DPNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde (MS). O grupo prioritário também inclui pessoas com imunocomprometimento, vítimas de violência sexual e outras condições específicas, conforme disposição do Programa Nacional de Imunizações (PNI), podendo receber a vacina até os 45 anos.

O Ministério da Saúde (MS) liberou a vacinação de todas as pessoas com mais de 6 meses de idade contra a gripe. O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da campanha para todas as faixas etárias. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância dessa medida. “A vacinação é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar”.

Com a ampliação, o Ministério da Saúde busca garantir uma maior cobertura vacinal e, consequentemente, uma redução nas complicações e internações causadas pela gripe. A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para evitar surtos e garantir a saúde da população durante as estações do outono e inverno.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por