Site de emissão de guias saiu do ar na manhã desta segunda-feira (16) (Foto/Captura de Tela)
Vence nesta sexta-feira (10), a segunda parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), relativo a 2023. O contribuinte pode pagar o imposto integralmente nessa parcela, com desconto de 15% e também dividir o pagamento em até duas vezes, mantendo o desconto de 15%, desde que as parcelas não ultrapassem o mês de março, sem multa e juros.
Sobre o IPTU Verde, os contribuintes que têm uma árvore plantada na calçada do imóvel com circunferência maior ou igual a 15 cm, medida à altura de 1,30 m, terão, ainda, mais 5% de desconto para o pagamento do imposto, totalizando 20% para pagamento integral, mediante declaração do contribuinte, disponível no site.
Esse percentual de desconto também poderá ser aplicado para o pagamento em até duas vezes. Nesse caso, também, as parcelas não podem ultrapassar o mês de março, sem multa e juros.
A Secretaria da Fazenda (Sefaz) orienta o contribuinte que tentou pagar a guia do IPTU 2023 e o código de barras não foi reconhecido por instituição bancária, que entre novamente no site, uberaba.mg.gov.br/iptu, e baixe nova guia de recolhimento. Esse procedimento vale também para as guias emitidas no dia 28 de fevereiro, e não pagas. Devem ser desconsideradas e emitidas novas guias.
Para a emissão da guia de pagamento, basta informar o endereço e o número ou o código de identificação do imóvel. Em caso de dúvidas, a Sefaz mantém atendimento pelos telefones: (34) 3318-0603/ 0649/ 0689. Assim como, atendimento exclusivo no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, das 8h às 18h, na Avenida Dom Luiz Maria de Santana, 141 - Santa Marta.
O contribuinte que não tiver acesso à internet poderá procurar tanto o Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba quanto um dos 29 pontos de apoio para emissão da guia do IPTU 2023, disponível no site da Prefeitura.