Aprendiz da Fundação de Ensino Técnico Intensivo "Dr. Renê Barsam" (Feti), Bárbara Gianvechio Cobo participou do 1º Hackathon Biofy, idealizado pela empresa Biofy Technologies. A estudante do Curso de Robótica, ofertado pela Feti, integrou durante o evento uma equipe de quatro pessoas, intitulada "Vetec.AI", que conquistou o primeiro lugar no desenvolvimento de uma solução tecnológica voltada para a indústria avícola.
Bárbara contribuiu para a criação de uma plataforma virtual especializada no conhecimento dos patógenos mais comuns em galinhas de granja, tais como salmonela, bronquite e micoplasma. "Foi uma experiência gratificante participar do Hackathon. Eu era a única uberabense, fui sem equipe e sem conhecer ninguém. Tive que sair da minha zona de conforto para participar", relatou a estudante sobre a vivência de três dias no evento.
A aprendiz explicou que a veterinária virtual, criada pelo grupo, permite o diagnóstico rápido e preciso das doenças mais comuns em galinhas de granja, auxiliando os produtores a identificar e tratar os problemas de saúde do rebanho de forma eficiente.
O grupo de Bárbara, contemplado com R$7.000 pelo protótipo desenvolvido para a organizadora do evento, pretende manter contato para a criação de novos projetos. A premiação ocorreu no dia 17 de março.