Apresentações na Concha Acústica encerram 1ª Mostra de Talentos das Pessoas com Deficiência (Foto/Lílian Veronezi - PMU)
A 1ª Mostra de Talentos das Pessoas com Deficiência, em Uberaba, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds), encerrou-se nesta sexta-feira (25) com apresentações musicais, de teatro e dança na Concha Acústica. A proposta da iniciativa é dar visibilidade a esses talentos e promover a inclusão.
A programação iniciou-se na segunda-feira (21) e percorreu instituições de apoio à pessoa com deficiência ao longo dos últimos dias, em celebração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada entre 21 e 28 de agosto.
O primeiro talento a subir ao palco da Concha Acústica, nesta sexta-feira, foi Anna Victórya Augusto Campos Brito, de 14 anos. A estudante, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), interpretou as músicas "Flor e o Beija-flor", de Henrique e Juliano, e "Era uma Vez", de Kell Smith. "Foi muito bom. Estou muito feliz. É minha primeira vez no palco", contou.
A mãe da adolescente, Lindalva Augusto dos Santos, assistiu à apresentação da filha. "Foi uma emoção grande porque nem aula de canto ela faz. Depois dessa, vou colocá-la. É muito orgulho", disse.
A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, também prestigiou o evento. "É importante valorizarmos o talento das pessoas com deficiência e o trabalho desenvolvido pelas organizações da sociedade civil aqui presentes e parceiras do Município. Somente de mãos dadas conseguimos avançar", ressaltou a prefeita.
Além de apresentações artísticas de pessoas com TEA, o encerramento da Mostra contou com performance do grupo de dança da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu). Já o grupo de teatro da Associação Brasileira de Reabilitação e Alfabetização de Crianças Especiais (Abrace) encenou a peça "A Flor do Mamulengo e a Palhacinha Tagarela".
Também presente no encerramento, a secretária de Desenvolvimento Social, Erika Martins, destacou a integração entre pessoas com deficiência, familiares e comunidade externa promovida pela Mostra. "O nosso objetivo é mostrar os grandes talentos que temos na nossa cidade e fazer com que vocês ocupem todos os espaços", afirmou.
*Programação -*A Mostra de Talentos teve início na última segunda-feira (21), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Na ocasião, o coral Saber Viver da Associação abrilhantou a abertura da programação. Na terça-feira (22), assistidos pelo Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC) demonstraram o talento na capoeira e na música.
A programação continuou na quarta-feira (23), com palestra no YouTube do Projeto Portas Abertas sobre a temática da Semana Nacional. No dia seguinte, quinta-feira (24), foi a vez do Coral da Adefu se apresentar, também na sede da Associação.