Lápis e borracha estão proibidos no Enem de 2010, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que a decisão foi tomada visando a segurança da prova. Agora o teste deverá ser feito inteiramente de caneta esferográfica preta.
A nova medida foi bem recebida pelos professores de cursinhos e escolas de Uberaba, que acreditam que a proibição não irá alterar no desenvolvimento do aluno. “Como são apenas questões fechadas, não vejo problema nenhum. O inscrito poderá rabiscar a prova inteira para rascunho. Inclusive o caderno de questões fica com o aluno”, explica Rene dos Reis, professor de química e vice-diretor de cursinho preparatório.
Já para o professor Danival Roberto Alves, diretor de escola particular, a medida até reduzirá a chance de erro. “Assim o aluno não corre o risco de marcar o gabarito a lápis, pois na hora do sistema ler o cartão de resposta o brilho do grafite acaba espelhando, o que pode anular a questão”, completa.
Só poderá fazer a prova nos dias 6 e 7 de novembro, o candidato que apresentar, junto com o cartão de confirmação, um documento de identificação original, com foto recente.
Segundo o Inep, os resultados serão disponibilizados até o dia 15 de janeiro pela Internet. Este ano, a prova bateu recordes de inscrições, com mais de 4,6 milhões de inscritos em todo o Brasil. A região Sudeste concentra a maior parte, com 1,7 milhão. No Rio de Janeiro 314.962 pessoas farão a prova.