“O Arbolink já está implantado e já está em fase de testes para utilização nas ruas de Uberaba”. A frase é de Edno da Silveira, secretário de Meio Ambiente, revelando que Uberaba é pioneira no programa de monitoramento das árvores plantadas no perímetro urbano e possíveis melhorias no sistema. O titular da pasta falou sobre o tema durante entrevista no programa o Pingo do Jota.
Edno explica que: “O Arbolink é um programa que faz um mapeamento, faz um levantamento completo de toda arborização da cidade. Nós levantamos árvore por árvore, que condição está, de qual espécie ela é, qual período de vida...Então foi feito um diagnóstico de árvore por árvore e, ao mesmo tempo, fizemos um estudo de oportunidade de plantio”, revela.
Além disso, Edno explica que o aplicativo faz apontamentos pontuais sobre possíveis melhorias podem ser realizadas naquele ponto específico que os técnicos estão monitorando.
“Nesse diagnóstico você consegue ver qual a espécie mais adequada para aquele local porque o Arbolink é atrelado ao Plano de Arborização e ele já está instalado. Uberaba é a primeira cidade a receber esse projeto, financiado até pelo Ministério Público através do doutor Carlos Valera e precisamos agradecer muito o apoio para a Secretaria de Meio Ambiente”, lembra.