Acordo de cooperação prevê a cessão de espaço físico para que o TRE possa realizar todo o processo de preparação dos equipamentos para as eleições deste ano
Juízes eleitorais e a reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro assinam o acordo de cooperação (Foto/Divulgação)
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) assinou Acordo de Cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) para cessão de espaço físico visando o armazenamento e a preparação das urnas eletrônicas.
Para a assinatura do acordo, além da reitora, Marinalva Vieira Barbosa, estiveram presentes os juízes José Paulino de Freitas Neto, Alexandre de Jesus Gomes e a chefe do Cartório da 326ª Zona Eleitoral de Uberaba, Thelma Luzia da Fonseca Prado. Acompanharam a assinatura do Termo de Cooperação o prefeito universitário Elcides Rodrigues da Silva, o assessor especial da Reitoria, Wagner da Silva Teixeira, e a chefe de Gabinete da Reitoria, Thassiana Bessa Ferreira.
A reitora da UFTM, Marinalva Barbosa, destacou que, com a assinatura do acordo, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) reafirma seu compromisso com o fortalecimento de parcerias com os órgãos públicos, auxiliando, assim, no exercício da democracia.
O TRE-MG ainda não definiu o número de urnas que serão utilizadas nas eleições de outubro, em Uberaba. Em 2022, foram utilizadas na cidade 940 urnas, número 24% maior do que o total enviado ao município no pleito de 2020. Na disputa municipal realizada no início da década, foram disponibilizados 763 aparelhos para serem distribuídos entre as três zonas eleitorais da cidade. Cada zona recebeu a média de 250 equipamentos.
Já em 2022, foram destinadas 302 urnas para a 276ª Zona; 300 aparelhos para a 326ª Zona, e 338 máquinas para a Zona 347.
Cerca de 4.000 pessoas devem atuar em diversas áreas durante as eleições de 2024. Segundo o chefe do cartório eleitoral de Uberaba, Alexandre Petermann, as funções se dividem entre os mesários e a equipe que deve cuidar da logística do processo nos 120 pontos de votação do município, no dia 6 de outubro.
A cidade hoje conta com cerca de 900 seções eleitorais, sendo em torno de 300 para cada zona eleitoral. Dessa forma, devem ser convocados, aproximadamente, 3.600 mesários. Este grupo inclui os presidentes de mesa, primeiros mesários, segundos mesários e secretários.