2 DE NOVEMBRO

Arquidiocese programa missas nos três cemitérios no Dia de Finados

Serão três missas nos cemitérios São João Batista e Medalha Milagrosa e uma no Bom Pastor, em Ponte Alta

Marconi Lima
Publicado em 31/10/2024 às 19:41Atualizado em 01/11/2024 às 07:39
Compartilhar

Cemitério São João Batista em Uberaba passou por limpeza, mas teve problemas com as chuvas do fim de semana (Foto/Reprodução)

A Arquidiocese de Uberaba anunciou o horário das missas que serão celebradas no Dia de Finados nos três cemitérios da cidade. A primeira, no Cemitério São João Batista está programada para as 8h; a segunda, para as 10h e, a terceira, para as 16h.

A primeira missa do Dia de Finados, no sábado (2), será celebrada pelo arcebispo metropolitano de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto. Já às 10h, a celebração será realizada pelo padre Fabiano Roberto. E a última missa, no mais antigo e maior cemitério da cidade, terá como celebrante o padre Otair de Souza Botachin.

No Cemitério Medalha Milagrosa (Candongas), as celebrações terão início às 9h, com o padre Vítor Lacerda; às 11h, com o padre César Augusto Lourenço Borges e, às 15h, com o padre Manoel Messias.

E no Cemitério Cristo Bom Pastor, no bairro rural de Ponte Alta, a celebração está marcada para as 8h, com o padre Otair Cardoso. Não haverá celebração no cemitério Memorial Park.

A chefia do Departamento de Cemitérios havia informado anteriormente que o trabalho de limpeza nos cemitérios São João Batista, Medalha Milagrosa e Cristo Bom Pastor (Ponte Alta) é uma rotina, mas o serviço de capina, roçada, bem como retirada de entulhos e sujeira foi intensificado desde a segunda quinzena de outubro, a fim de deixá-los preparados para a data.

O departamento ressalta, que a manutenção de túmulos é de responsabilidade de cada família. Por isso, ele orienta a população que evite colocar vasos com plantas naturais ou artificiais e pratinhos ou outros tipos de recipientes. A recomendação visa evitar o acúmulo de água, que pode favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, comum no período chuvoso.

No último fim de semana, em virtude da forte chuva, 40 metros de muro do Cemitério São João Batista caíram devido a força da água represada. O secretário de Serviços Urbanos e Obras, Antônio Souza Filho, informou que um tapume foi colocado no local para dar segurança e que a reconstrução se dará após o Dia de Finados.

No ano passado, aproximadamente 82 mil pessoas visitaram os cemitérios municipais São João Batista, Medalha Milagrosa e Cristo Bom Pastor durante o Dia de Finados.

Conforme dados do Departamento de Cemitérios da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), o Cemitério São João Batista foi o mais procurado, com público estimado de 54 mil visitantes. Já no Cemitério Medalha Milagrosa passaram cerca de 25 mil pessoas, enquanto o Cemitério Cristo Bom Pastor, em Ponte Alta, recebeu, aproximadamente, 1.200 pessoas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por