As peças variam em altura e disposição, estabelecendo uma relação harmoniosa com as montanhas e a paisagem de Brumadinho (Foto/Divulgação)
Nesta quarta-feira (23), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, será inaugurado o monumento “Bruma Leve”, concebido pelo arquiteto uberabense Daniel Rodrigues, em homenagem às vítimas da tragédia de Brumadinho. Vencedor de um concurso promovido pelo Governo de Minas Gerais, o projeto é composto por 272 peças que representam as pessoas que perderam a vida no desastre.
O monumento tem o objetivo de ser um símbolo duradouro que inspire reflexão e mantenha viva a memória das vítimas (Foto/Divulgação)
A obra permite diversas interpretações, dependendo da perspectiva do observador, simbolizando desde a inquietação até a esperança. As peças variam em altura e disposição, estabelecendo uma relação harmoniosa com as montanhas e a paisagem de Brumadinho. A cor vermelha, utilizada no monumento, expressa tanto a dor quanto a coragem, ressaltando a impunidade e a injustiça associadas à tragédia, ao mesmo tempo em que oferece conforto às famílias das vítimas.
Leia mais: Uberabense vence concurso para construção de memorial em homenagem às vítimas de Brumadinho
O desastre ocorreu em 25 de janeiro de 2019, quando a barragem da Mina Córrego do Feijão se rompeu, resultando na morte de 272 pessoas e causando danos ambientais significativos em mais de 26 municípios. O monumento tem o objetivo de ser um símbolo duradouro que inspire reflexão e mantenha viva a memória das vítimas.