BOA AÇÃO

Arquitetos voluntários se mobilizam e revitalizam o Asilo Santo Antônio

Dandara Aveiro
Publicado em 14/11/2024 às 19:36Atualizado em 15/11/2024 às 09:12
Compartilhar

Profissionais da área de arquitetura e urbanismo, voluntários, se mobilizaram para realizar a reforma do Asilo Santo Antônio (Foto/Divulgação)

Profissionais da área de arquitetura e urbanismo, voluntários, se mobilizaram para realizar a reforma do Asilo Santo Antônio. Projeto buscou parcerias para doação de materiais e teve o objetivo de criar espaços mais aconchegantes e humanizados para os idosos. Em entrevista ao programa Pingo do J, na Rádio JM, a arquiteta e urbanista Elaine Furtado e outros membros da equipe responsável pelo projeto revelaram detalhes desta significativa intervenção.

Elaine conta, que já havia trabalhado em outro projeto do asilo há 20 anos e foi convidada novamente para integrar a diretoria de obras do local. Segundo ela, o ambiente precisava de renovação. "A Vigilância Sanitária já tinha exigido algumas mudanças, que deveriam se adequar às normas de modernização, e isso nos motivou a criar algo mais acolhedor", explicou a arquiteta.

Foi assim que surgiu o projeto "Espaços que Cuidam”, uma iniciativa que uniu um total de 64 profissionais, de diferentes áreas, para criar um ambiente mais acolhedor para as mais de 80 pessoas que circulam pelo local.

O objetivo principal do projeto era transformar os espaços do lar de idosos, respeitando a individualidade de cada residente. "Não exigimos projetos prontos de ninguém. Cada profissional pôde fazer o que achasse necessário para dar vida e personalidade aos ambientes", explicou Elaine. O resultado foi uma transformação significativa, com cada quarto refletindo a personalidade dos seus ocupantes.

Embora nem todas as áreas do asilo tenham sido revitalizadas, devido à grandeza do local, a mudança de espaços comuns e dos quartos foi um grande passo. As reformas incluíram o refeitório, os jardins e, em breve, a criação de uma horta, com a ajuda do IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro).

Agora, a equipe está planejando expandir o projeto para outros espaços de acolhimento em Uberaba. "Queremos continuar cuidando de outros lugares e, para isso, estamos buscando novas parcerias e apoio da comunidade”, comenta um dos integrantes. 

O projeto "Espaços que Cuidam" ainda está recebendo doações, e a equipe segue com planos para o futuro, com a certeza de que o cuidado e o amor ao próximo podem transformar espaços e, mais importante ainda, transformar vidas. 

Como colaborar

Para saber mais sobre o projeto e contribuir com doações e/ou parcerias, basta entrar em contato diretamente com a equipe, por meio do Instagram @espacosquecuidam.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por