Artesã (Foto/Divulgação)
Reunião entre representantes da Associação dos Artesãos de Uberaba (Uberfama) e da Prefeitura Municipal traçou estratégias para fomentar a produção artesanal na cidade. A proposta é alavancar o setor e fortalecer a identidade do Aspirante Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes.
Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, e Agronegócio, Agnaldo Silva, receberam os artesãos. A reunião ainda teve a presença do vereador Samuel Pereira. Segundo informações do governo municipal, O intuito da reunião foi estimular a produção de peças artesanais que possam ser consideradas geoprodutos, dessa forma, fomentando a geração de renda para os artesãos. A ideia é que os materiais sejam feitos com bagaço de cana, via projeto Mãos que Transformam, por meio da Sala Mineira do Empreendedor.
Conforme a definição da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), os geoprodutos podem ser conceituados como a produção sustentável de artesanatos, que representem a geodiversidade local.
As instituições signatárias do Aspirante Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes são a Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU); Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Aspirante Geoparque conta com o importante apoio da Câmara Municipal de Uberaba.