Moradores temem queda de árvore (Foto/Leitor JM)
Moradores do bairro Tutunas recorreram ao Jornal da Manhã preocupados com a possibilidade de queda de uma árvore, o que colocaria em risco pessoas que passam pelo local. Segundo leitor, a supressão do espécime foi solicitada anteriormente à Prefeitura de Uberaba, porém, sem retorno efetivo.
Ao JM, o morador explica que a árvore está localizada em uma praça na rua Juvenil Ferreira dos Santos, esquina com a rua Segismundo Albino Dondino. Ele relata que, nos períodos de chuvas, a vizinhança fica temerosa com a queda iminente. “Estou muito preocupado, quando temos chuva de vento o pessoal tem medo de ficar dentro de casa”, afirma.
Ainda, o denunciante informa que o pedido de corte já foi feito por meio de atendimento do Cidade Ativa. Porém, até o momento, nenhuma equipe compareceu ao local.
A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba em busca de um posicionamento sobre o tema. Foi informado por nota que a solicitação chegou à Prefeitura por meio do Cidade Ativa e foi encaminhada para a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb). “A árvore tem comprometimento biomecânico, inclinação voltada para o imóvel, necrose na base e cupins. A Sesurb informou que o serviço será executado na próxima semana”, informa.
Moradores temem queda de árvore (Foto/Leitor JM)
É válido citar cerca de 200 árvores já foram suprimidas em Uberaba, devido a situações similares. Em entrevista à Rádio JM, secretário de Meio Ambiente, Edno da Silveira, esclareceu que todas as podas ou supressões passam por vistoria.
"Somente realizamos a poda ou supressão quando é realmente necessário, seja devido a problemas mecânicos, riscos para a via pública, questões fitossanitárias, presença de doenças ou espécies invasoras", destacou Edno. Ele enfatizou que todas as ações são baseadas no Plano de Arborização de Uberaba.