Foto/ArquivoJM
Após Secretaria Municipal de Saúde recuar, capacitação de profissionais da saúde para atendimentos especializados à Comunidade LGBTQIAP+ está prevista para novembro. A informação é da coordenadora de Políticas LGBT+, Lucimira Reis, em entrevista ao programa JM News 1, da Rádio JM. “Eu estive em reunião com a Valdilene, secretária adjunta”.
Na última semana, ainda sem definição das especialidades e de quando os atendimentos serão iniciados, SMS havia informado que a capacitação aconteceria no dia 18 de outubro. Entretanto, na última quinta-feira (20), reportagem do Jornal da Manhã foi informada que a qualificação ainda não tinha nem data para ser realizada.
Lucimira ainda informou que a coordenadoria enviou duas propostas para a 10ª Conferência Municipal de Saúde, sendo a implantação do Ambulatório Trans com atendimento no processo transexualizador e inserção de recursos orçamentários para compra de medicamentos de hormonização.
Reis ainda apresentou dados levantados pelo 1º Mapeamento LGBT+ da cidade. Entre os apontamentos, 68,8% da Comunidade utiliza o Sistema Único de Saúde em algum grau. 35% utiliza, exclusivamente, o SUS. Além disso, 90% das pessoas LGBTQIAP+ de Uberaba já tiveram sintomas de depressão e 56% já tiveram ideias suicidas.