(Foto/Divulgação)
A Semana de Luta da População em Situação de Rua foi aberta nesta segunda-feira (18), em Uberaba, com atividades esportivas na Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel). O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, vai até 20 de agosto e inclui também ações culturais e debates, em alusão ao Dia da Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto.
Durante a tarde, pessoas em situação de rua abrigadas em unidades de acolhimento institucional participaram de disputas de futsal, dominó, truco e jogo de argola, além de oficina de capoeira. O momento de integração foi encerrado com café da tarde e música, seguido da entrega de medalhas e troféus.
"Esse evento é importante para quem está em situação de rua, numa casa de acolhimento, pois mostra para a gente nossos direitos, levanta nossa autoestima e relembra um pouco do nosso tempo de infância, sentimentos que muitas vezes nos esquecemos”, disse Gilberto Morais, de 37 anos.
Nesta terça-feira (19), a programação segue no auditório Turmalina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), das 13h às 17h, com atividades de arte e cultura. O evento inclui exposição de trabalhos produzidos pela população em situação de rua, apresentações artísticas no “Palco Livre” e oficina de confecção de cartazes para o fórum de debates do dia seguinte.
O encerramento será no dia 20, com o 7º Fórum Regional da População em Situação de Rua, no salão paroquial da Igreja Matriz, no Centro, das 8h às 12h. O encontro terá como tema “Enquanto a cidade dorme, a rua fala: necessidades, potências e desafios da população em situação de rua”. O evento contará com mesa-redonda e discussão de propostas para o fortalecimento das políticas públicas voltadas a esse público, com posterior encaminhamento aos órgãos competentes.
Conforme a gerente do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), Raiane Matos, a Semana de Luta foi planejada para incluir momentos de socialização e escuta. "Queremos ouvir as necessidades e demandas desse público para, juntos, desenvolvermos estratégias que promovam mais dignidade para quem está nas ruas", afirmou.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social disponibiliza mais de 200 vagas sociais em unidades de acolhimento institucional para a população em situação de rua. Com características residenciais, as instituições funcionam como moradia temporária e atuam na reintegração social dos acolhidos.
Para quem não deseja ser acolhido em uma instituição, o Centro POP oferece serviços como atendimento psicossocial, inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), suporte para regularização de documentos e encaminhamento para outros serviços da rede assistencial.
Ao ver uma pessoa em situação de rua, a população pode acionar a Abordagem Social pelo (34) 99667-4451. As equipes atuam diariamente por meio de busca ativa e atendendo aos chamados da comunidade.