CONSCIENTIZAÇÃO

Atropelamentos já causaram 3 mortes no trânsito de Uberaba em 2024

Rafaella Massa
Publicado em 25/09/2024 às 10:54
Compartilhar

Até julho de 2024, três pessoas morreram por atropelamento em Uberaba. Esses números compõem um total de 10 óbitos registrados no trânsito da cidade nesse período. Em entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM, o agente da Seção de Educação no Trânsito, Douglas Rezende, afirmou que, conforme análise do setor, o índice de óbitos é considerado alto. 

Dessa forma, o foco das ações do setor, não só durante a Semana Nacional de Trânsito, mas também nas atividades cotidianas, tem sido a conscientização sobre a travessia segura nas vias. De acordo com Douglas, as atividades tiveram um caráter muito mais conscientizador do que educativo, visto que o público-alvo são os adultos. 

"Adultos a gente não educa, a gente conscientiza. Então, levamos essa conscientização sobre a importância do respeito do motorista para com o pedestre na faixa de pedestres e também da importância do pedestre respeitar a sua própria faixa, fazer a travessia em locais seguros, assim como nos locais com semáforo, obedecendo o sinal de trânsito. Além disso, é importante que o pedestre aguarde o sinal fechar para que possa atravessar com segurança. Em locais sem sinalização semafórica, ele deve fazer o 'sinal da vida'", explicou. 

Outro ponto de atenção dos agentes de trânsito é o uso irregular das faixas exclusivas para o BRT, que não são compartilhadas. Além de serem utilizadas de forma inadequada por motoristas, essas vias também são ocupadas por praticantes de esportes, como ciclistas, skatistas e patinadores. No entanto, Douglas reforça que, ao transitar por essas faixas, esses atletas colocam suas vidas em risco. 

"Não é uma forma segura de se comportar no trânsito, uma vez que, mesmo nas faixas de uso exclusivo dos ônibus, não há respeito. Assim, a pessoa que utiliza essas vias pode ser vítima de atropelamento a qualquer momento. Mesmo sendo vias com menor fluxo, porque os ônibus têm horários específicos, as pessoas às vezes utilizam essas faixas para se deslocar ou ultrapassar. E podemos observar, principalmente na Avenida Leopoldino de Oliveira, que frequentemente há veículos trafegando em alta velocidade. Isso aumenta o risco de atropelamento, criando uma falsa sensação de segurança", analisou. 

Segundo o agente, no Brasil, cerca de 154 vidas são ceifadas diariamente no trânsito, sendo que a maioria dos acidentes fatais é causada pelo excesso de velocidade. A segunda maior causa de sinistros no trânsito é o uso de telefone celular ao volante.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por