PARQUE MUNICIPAL

Audiência Pública sobre Parque no Tancredo Neves reúne mais de 100 participantes

Publicado em 17/06/2023 às 14:46
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

Com a presença de mais de 100 pessoas, a Audiência Pública para apresentação do projeto do Parque Municipal no Residencial Presidente Tancredo Neves aconteceu nesta sexta-feira (16), no Cemei Professora Eunice de Sousa Pühler. A população da área reivindica o equipamento há mais de 10 anos. Foram apresentadas várias sugestões pela comunidade que, após análise técnica das secretarias de Planejamento e Meio Ambiente, poderão ser adequadas ao projeto. 

A reunião atende a uma recomendação do Ministério Público de Minas Gerais. Para o promotor público de Meio Ambiente, Renato Teixeira, a Audiência Pública tem se mostrado um importante instrumento dentro dos procedimentos de defesa e tutela do Meio Ambiente, especialmente na área urbana. O Parque é previsto no Plano Diretor do Município como uma área sensível que precisa de proteção ambiental. 

Ainda de acordo com o promotor, a ideia foi organizar a sociedade civil, levando os moradores que realmente convivem com esse espaço para coleta de sugestões e esclarecimentos, tirando dúvidas que surgiram durante a reunião, entre elas a preservação da nascente, a recuperação de uma voçoroca no interior da APP e a criação de um corredor ecológico ligando o Parque à Área de Proteção Ambiental do Rio Uberaba. Esses, aliás, já são projetos e ações que estão sendo tratados pela Prefeitura paralelamente à criação do Parque. 

O secretário de Meio Ambiente, Edno César da Silveira, considerou a reunião extremamente positiva e informou que algumas das medidas sugeridas durante a Audiência serão implementadas. Entre elas, a denominação do Parque, que será alvo de consulta aos moradores para posterior escolha, de forma democrática. 

“Houve uma grande aceitação por parte dos moradores, que receberam com entusiasmo o projeto. Após essa etapa, para estabelecer oficialmente o Parque, daremos prosseguimento às análises das sugestões apontadas pela comunidade e que iremos avaliar de forma técnica. Em seguida, o projeto será apresentado à Câmara de Vereadores, que também poderá acrescentar sugestões ao projeto. A Prefeitura já está viabilizando os recursos financeiros necessários para viabilizar a implantação do Parque, e assim que esse orçamento estiver disponível, será aberto um processo licitatório”, afirmou. 

A audiência também foi solicitada pelo vereador Ismar Marão, presente à reunião, e que, na oportunidade, destacou que desde 2014 foram iniciadas as tratativas para a implantação do Parque, já tendo sido destinados R$ 500 mil da Lei Orçamentária Anual (LOA) para esse fim. 

No projeto elaborado pela Seplan, em um espaço com cerca de 60 mil m², a Área de Preservação Permanente (APP) será cercada e separada das áreas verdes existentes no Residencial. No interior do Parque, está prevista a criação de um pomar com árvores frutíferas, trilhas com pisos intertravados, construção de quadras poliesportivas e de areia, academia ao ar livre, playground, parque para pets, área aberta para eventos, sanitários, estacionamento, guarita e praça. 

Há cerca de um ano e meio, por meio de uma parceria entre a PMU e as Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), estão sendo executadas, dentro do projeto extensionista “Plantando Mudas”, a coleta de sementes, propagação vegetativa por meio de estaquias e plantios de mudas de árvores frutíferas para a formação do pomar comunitário para uso da comunidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por