CRISE

Bairros de Uberaba seguem sem água mesmo durante rodízio de abastecimento

Dandara Aveiro
Publicado em 08/10/2025 às 10:57
Compartilhar
A Codau informou que monitora as regiões impactadas pela crise hídrica, onde a falta de pressão prejudica o abastecimento das caixas d’água, além de realizar manobras no intuito de aumentar a pressão para os bairros mais elevados (Foto/Reprodução)

A Codau informou que monitora as regiões impactadas pela crise hídrica, onde a falta de pressão prejudica o abastecimento das caixas d’água, além de realizar manobras no intuito de aumentar a pressão para os bairros mais elevados (Foto/Reprodução)

Em meio à crise hídrica que tem levado ao fechamento dos reservatórios em Uberaba, moradores de diversos bairros reclamam que não recebem água nem nos períodos previstos para abastecimento. Relatos dão conta de que algumas residências estão sem fornecimento desde o final de semana. A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) informou que monitora as regiões afetadas, mas admite que a baixa pressão impede que a água chegue a locais mais elevados.

Em contato com o Jornal da Manhã, leitores denunciaram a ausência de água nas torneiras, mesmo nos horários anunciados para distribuição. Um dos casos é o da rua Francisco Meireles, no bairro Boa Vista, em que um morador afirma que, desde domingo (5), nada sai das tubulações. “Aqui tem crianças, idosos e muitas famílias. Não sabemos nem como vamos tomar banho”, conta.

Embora a Codau já tenha divulgado um vídeo explicando que áreas mais altas sofrem com a menor pressão, a insatisfação persiste. Em nota, a autarquia informou que monitora as regiões impactadas pela crise hídrica, onde a falta de pressão prejudica o abastecimento das caixas d’água, além de realizar manobras no intuito de aumentar a pressão para os bairros mais elevados, minimizando esta situação. 

A companhia ainda esclarece que o fechamento emergencial dos reservatórios, pelo oitavo dia consecutivo nesta quarta-feira (07), tem provocado a baixa pressão na rede. “Com a baixa vazão do rio Uberaba, que chegou a 700 l/s nesta semana, não é possível atingir um nível satisfatório de reservação. Mesmo com o fechamento por 12 horas, os reservatórios não têm alcançado o nível ideal de reabertura. Isso ocasiona a baixa pressão nas partes mais altas”, destacou.

Nos casos em que a água não alcança as caixas-d’água, o recomendado, segundo a autarquia, é que os moradores armazenem água diretamente do hidrômetro nos horários em que os reservatórios estão abertos, para uso nas atividades essenciais. Além disso, orienta-se que os consumidores entrem em contato com o Fale Codau, pelo número 115, para relatar a situação de desabastecimento. Só assim será possível mapear com mais precisão as áreas mais atingidas pela seca. 

“A Codau espera que esta situação seja regularizada o mais rápido possível, mas isso depende da melhora na vazão do rio Uberaba, que só acontecerá com chuvas volumosas”, concluiu a companhia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por