EM BAIXA

Baixa adesão de uberabenses às vacinas de rotina causa preocupação

Rafaella Massa
Publicado em 08/06/2023 às 19:08Atualizado em 08/06/2023 às 19:09
Compartilhar

Quatro das campanhas fixas do calendário vacinal não atingiram nem 70% de adesão do público-alvo até o momento. Entre os piores resultados de aderência, está a campanha da Rotavírus, que é uma das principais causas de diarreia grave em lactentes e crianças jovens, além de ser um dos vírus que causam infeções comumente chamadas de gastroenterites, 65,9% de imunizados.  

A campanha da Varicela, que imuniza contra a catapora, também teve apenas 65,9% do público-alvo alcançado. É válido lembrar que a maior parte das vacinas tem meta de cobertura vacinal estipulada entre 90% e 95%. As doses da Pneumocócica, que combate a pneumonia e meningite, foi aplicada em apenas 67,8% do público. Segundo o Ministério da Saúde, a pneumonia é a doença com maior causa infecciosa de mortes de adultos e crianças no mundo. Em 2019 foram 2,5 milhões de vidas ceifadas, incluindo 672.000 crianças.   

Outro número que causa preocupação é a adesão da vacina Tríplice Viral, que previne o sarampo, a caxumba e a rubéola. Somente 66,8% do público aderiu à campanha.  

À Rádio JM, a chefe da Central de Vacinas, Priscilla Amaral, afirma que, além da vacina da influenza e da Covid, é importante incentivar a busca dessas vacinas, que hoje, apresentam queda no índice de imunizados.  

“Por exemplo, a vacina da Febre Amarela (72,56%) hoje é uma vacina que está em baixa aqui no município, principalmente pelos adultos que muitas vezes não procuram, pela imunização. Ela, a Hepatite B (75,7%), a Trivial (66,8%) e uma série de outra, que está um pouco aquém na vacinação infantil e também na vacinação de rotina. É importante as pessoas terem essa consciência e também realizar essa imunização”, afirma.  

Amaral aconselha que o cidadão atualize todo o cartão vacinal ao procurar por uma das doses em um dos postos de saúde da cidade. “Então, vai em busca da unidade para fazer a vacina de campanha, mas também já aproveita o momento e realiza a de rotina que está em atraso. Porque isso nos preocupa muito”, pontua. 

Segundo Priscilla, o objetivo da Central de Vacinas, junto da Rede de Frios do estado é intensificar a campanha das vacinas “de rotina”, no segundo semestre de 2023. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por