(Foto/Divulgação)
Balanço de atendimento confirma a alta performance do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) em 2023. O levantamento, realizado pelo Núcleo de Excelência, Estratégica e Desempenho (NEED) na unidade hospitalar, evidencia o comprometimento com prestação de serviços de saúde qualificada à comunidade de Uberaba e região.
Segundo os dados, o Pronto Atendimento foi responsável 39.941 atendimentos em 2023. O número equivale a uma média de 3.328 atendimentos mensais. A especialidade de obstetrícia teve maior incidência, somando 12.851 ocorrências, com média mensal de 1071 atendimentos.
Já as demais especialidades recebidas pelo Pronto Atendimento foram 27.090 no ano passado, ou seja, uma média de 2.258 atendimentos mensais. Também foram realizadas 9.735 cirurgias no MPHU, com média de 811 procedimentos mensais. Ano passado, o Hospital contabilizou 10.389 internações, número que equivale a uma média de 866 internações por mês.
Com serviços de obstetrícia porta aberta, com livre demanda, tanto para Serviço Único de Saúde (SUS) quanto para convênio e particular, o número de partos foi expressivo em 2023. No total foram 1.762 procedimentos entre janeiro e dezembro, número que representa uma média mensal de 147 partos realizados no hospital. Pelo SUS foram contabilizados 1.333 partos enquanto convênio e particular somaram 429. Ainda em 2023, o hospital efetivou 27 transplantes renais, com média de 2,25 procedimentos mensais.
Para 2024, as expectativas da atual gestão é colocar em execução o novo planejamento estratégico, conforme adianta o diretor administrativo, o biomédico Frederico Guglielmi, com a implementação das ações de melhoria a curto, médio e longo prazo. Também será dada continuidade a renovação do parque tecnológico, com aquisição de novos equipamentos, mais modernos. Ano passado, o MPHU investiu em um aparelho de tomógrafo de última geração e de um novo mamógrafo. “Para esse ano, nossa intenção é dar continuidade na modernização tecnológica e de equipamentos médicos e para a ampliação do laboratório de análises clínicas e dos serviços de imagem”, diz.
Frederico Guglielmi acrescenta ainda que serão implementadas melhorias visando o acolhimento e conforto do paciente, como a visita estendida e aumento do número de acompanhantes, inclusive para as UTIs, além de projetos de valorização dos colaboradores e envolvimento da comunidade com o MPHU. “O hospital também está com uma programação a ser divulgada para estimular a pesquisa científica e o ensino além de ampliação da rede de estágio”, informa.
O diretor técnico, o médico Raelson Batista, revela ainda que o MPHU seguirá investindo fortemente no aprimoramento dos processos assistenciais. “Além de reforçarmos a assistência médica prestada, estamos desenvolvendo projetos que incorporem as soluções digitais com a ampliação do suporte e apoio a todos os profissionais que atuam no hospital”, explica.
Ele cita como exemplo a modernização e aperfeiçoamento de protocolos e diretrizes, com a fundamentação da medicina baseada em evidências científicas, ampliação de equipes médicas e no reforço assistencial com a diversidade na oferta de serviços. “Pretendemos ampliar assistência com a chegada de novos profissionais na área da cardiologia, da neurologia, da endocrinologia, dentre outras”, adianta.
Ainda segundo o diretor, projetos de telemedicina e inteligência artificial em suporte à assistência serão implementados para reforçar os parâmetros técnicos da atenção direta aos pacientes quanto melhorando e trazendo agilidade maior para o fluxo e direcionamento dos pacientes dentro do próprio hospital.
“Será priorizado o envolvimento dos vários profissionais, e também do público acadêmico, em capacitação e treinamento, com diversos eventos ainda a serem divulgados”, finaliza.
O MPHU é um hospital de ensino geral, vinculado à Uniube, que presta serviços essenciais à população de Uberaba e região, abrangendo áreas como clínica médica, clínica cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, hemodiálise, ortopedia, pediatria, transplantes, captação de órgãos, diagnósticos laboratoriais e por imagem, ambulatórios, pronto-atendimento, além das áreas administrativas e de apoio.