45 toneladas de alimentos foram distribuídas em Uberaba no primeiro semestre de 2023 (Foto/Divulgação PMU)
Entre janeiro e junho deste ano, o Banco de Alimentos de Uberaba distribuiu 45 toneladas de hortifrútis e alimentos não perecíveis para atender às pessoas em vulnerabilidade social. O quantitativo é 15% maior em relação ao mesmo período de 2022, quando foram entregues 39 toneladas. O equipamento público, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Uberaba, faz parte do Programa Municipal de Segurança Alimentar “Tá na Mesa”.
Semanalmente, o Banco distribui alimentos para famílias participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. Mais de 70 instituições sociais também são beneficiadas pela unidade de segurança alimentar.
De acordo com o gerente do Banco, Sebastião da Silva Sobrinho, o kit entregue é composto por alimentos variados, conforme a sazonalidade. Os produtos mais comuns nestes primeiros seis meses foram abobrinha, acelga, beterraba, cebola, cenoura, chuchu, laranja, tangerina e mandioca.
"O Banco de Alimentos busca reduzir a insegurança alimentar e o desperdício de alimentos, por meio da captação de produtos doados pelo setor privado ou adquiridos a partir de recursos públicos. Contamos com uma nutricionista que avalia se o produto preserva o valor nutritivo e se está adequado para consumo", explicou.
O interessado em contribuir com o Banco pode doar tanto alimentos não perecíveis quanto hortifrútis excedentes da produção ou fora dos padrões de comercialização, desde que ainda próprios para o consumo.
Produtores rurais são os principais doadores do Banco de Alimentos, atualmente, afirmou Sebastião. "Também temos feito parceria com produtores de eventos culturais para fortalecer as arrecadações, associando o entretenimento à solidariedade. A iniciativa possibilita o pagamento de meia-entrada pelo público em geral, mediante a doação de alimento não perecível", acrescenta.
Além de produtores rurais e supermercadistas, podem doar ao Banco de Alimentos pessoas físicas, indústrias alimentícias, centrais de distribuição, armazéns, associações, entre outros. O contato pode ser feito pelo telefone (34) 3331-2403 ou pelo e-mail bancodealimentoseds@gmail.com. O equipamento está localizado na Rua Bélgica, 196 - Boa Vista.