TRANSTORNO

Barulho excessivo de obra impacta alunos autistas em escola de Uberaba

Rafaella Massa
Publicado em 22/03/2024 às 10:25Atualizado em 22/03/2024 às 18:35
Compartilhar
Escola Municipal Santa Maria (Foto/Google Maps)

Escola Municipal Santa Maria (Foto/Google Maps)

Obra de escoamento é alvo de denúncia por parte de servidores devido ao barulho e sujeira gerados. Ao Jornal da Manhã, a reclamante aponta que o desenvolvimento das aulas e dos alunos da Escola Municipal Santa Maria tem sido prejudicado devido à poluição sonora causada pelos aparelhos. 

Em anonimato, a servidora relatou ao JM que a reforma está em andamento há uma semana. No local, está sendo realizada uma obra para escoamento de água no pátio da escola, com o objetivo de evitar transtornos nos períodos chuvosos. “Quebrando piso, britadeiras ligadas com um barulho ensurdecedor. Insalubridade total. Alunos autistas estão tendo crises de pânico! Falta de empatia e respeito total com os professores, alunos e colaboradores”, relata. 

A denunciante aponta ainda que o pó que sobe das pedras é extremamente nocivo à saúde das crianças e dos demais. 

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba em busca de um posicionamento. Foi questionado quantas crianças estão matriculadas na unidade e qual a previsão de finalização. Também foi questionado se as crianças não podem ser transferidas para outra unidade enquanto a obra está em andamento e se todas as obras em unidades escolares são realizadas simultaneamente ao horário das aulas. 

Em nota, a Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) posicionou que a unidade tem 1.097 alunos matriculados, atualmente. A intervenção já está em fase de finalização e deve ser concluída nas próximas semanas. “A Semed orientará a empresa a realizar o trabalho pesado, que causa mais barulho, durante os períodos sem aulas, para que não haja prejuízo aos alunos”, afirma. 

Ainda, a pasta afirma que não há previsão de transferência dos alunos matriculados para outra unidade. 

A Semed também esclarece que há, atualmente, 19 alunos com necessidades específicas de assistência estudantil somente no período vespertino da unidade, e reforça que não há relação comprovada entre o barulho e possíveis ações desses estudantes. Desta forma, não há como comprovar que qualquer episódio de crise esteja relacionado à obra em questão, uma vez que eles são acompanhados diariamente pela equipe escolar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por