Caixa Econômica Federal analisa a possibilidade de o benefício Bolsa Família ser pago pelo celular a partir de 2011. No entanto, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) de Uberaba acha cedo para falar sobre o assunto.
Caso o sistema entre em operação no próximo ano, os celulares dos beneficiários do programa Bolsa Família terão que ser equipados com um novo chip, e o aparelho passa a atuar como cartão de pagamento. A justificativa seria que muitos municípios do país ainda não têm agência bancária, e a cobertura de celular deve chegar a todo território nacional até o fim deste ano.
Segundo a diretora de departamento de Desenvolvimento Humano, da Seds, Jussara Silveira, todos os anos existem algumas mudanças e melhorias no programa Bolsa Família, mas ainda é cedo para dar um posicionamento. “Ainda não temos uma versão oficial, eu prefiro me interar mais do assunto. Pois no ano passado havia um estudo para que o beneficiado com o Bolsa Família tivesse um bônus de R$70 de crédito no celular, mas não vingou. Então, eu acredito que ainda está cedo para falar se isso realmente vai acontecer, e se será em todo o território nacional”, alega a diretora.
A Caixa Econômica Federal não confirmou as mudanças.