Mais de 18 mil associados tiveram a oportunidade de participar ontem da eleição que definiu a nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A votação ocorreu na sede da instituição e mais de 1.400 votos foram encaminhados pelos Correios.
Eduardo Biagi, que já atuou em outras gestões na associação, encabeçou a chapa única que possui como vice-presidentes o engenheiro e empresário Jonas Barcellos Correa Filho, o economista Jovelino Mineiro Carvalho Filho e o médico Gabriel Prata Rezende.
Para o novo presidente, apesar de a eleição não despertar interesse ou presença por se tratar de chapa única, a ocasião é de extrema importância para escolha de nova gestão dos serviços prestados pela instituição, como melhoramento genético, e técnicas.
Segundo Biagi, o primeiro passo após a eleição é somar forças com associações comerciais que representam as marcas e ministérios, traçando planejamentos estratégicos que possibilitem a resolução de problemas. “Nós temos algumas dificuldades que não são grandes empecilhos, mas são assuntos que merecem atenção, como sanidade, pois a aftosa continua sendo um entrave e precisamos trabalhar para eliminá-la”, pontuou, ressaltando que outro alvo é o investimento em melhoramento genético, que, de acordo com Eduardo, se renova rapidamente.
No âmbito comercial, nenhuma novidade, principalmente em relação à exposição de gado, que mantém longe a expectativa da volta dos shows. “Não existe mais espaço, a festa, junto com a exposição, atrapalha a pecuária, muitos dos nossos expositores não mais concordavam em participar porque é incompatível o movimento de pessoas muito grande com outra finalidade, que dificultava o intuito principal”, conclui.
Eduardo Biagi e integrantes da nova diretoria tomam posse no próximo dia 30 e na próxima ExpoZebu um dos temas mais cotados é a qualidade da carne e do leite.