Unidades de Saúde estarão abertas para orientação, testagem e vacinação, com foco na prevenção e diagnóstico da doença (Foto/Divulgação)
Uberaba será uma das cidades brasileiras a receber, neste sábado (9), o Dia D da campanha Hepatite Zero, realizada pelo Rotary em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ação promove conscientização, testagem rápida e vacinação gratuita sobre as hepatites virais, com foco especial na hepatite C, cuja detecção precoce é dificultada pela ausência de sintomas. Desde o início da campanha, já foram identificados mais de 600 mil casos da doença por meio dos teste oferecidos em todo o país.
A informação foi dada por Fábio Fayad, governador da organização no Brasil, em entrevista à Rádio JM. Ele está em Uberaba para reforçar a divulgação da campanha e detalhou como será a ação local. “Em Uberaba, após reunião com a Secretaria Municipal de Saúde, ficou definido que cada clube Rotary da cidade ficará responsável por uma unidade de saúde, onde serão oferecidas testagem, vacinação e ações educativas, tudo gratuitamente. É uma ação ampla de prevenção, com foco na testagem, porque a hepatite é uma doença muitas vezes silenciosa”, destacou.
Segundo o representante, a escolha pela hepatite C como causa prioritária é estratégica. Embora o Rotary Internacional seja tradicionalmente associado à luta contra a poliomielite, a iniciativa brasileira da campanha Hepatite Zero despertou o interesse da organização mundial para o tema. “A campanha nasceu aqui no Brasil, e o Rotary Internacional viu o impacto e abraçou a causa globalmente. É uma ação que já salvou vidas, porque muitas pessoas foram diagnosticadas a tempo e conseguiram se tratar”, afirmou Fayad.
Ainda segundo o governador, a iniciativa também busca estimular a vacinação, principalmente entre adultos que nunca foram imunizados, e reforçar o papel da prevenção como política de saúde pública. “Desde o início da campanha, mais de 600 mil casos já foram detectados. São pessoas que estavam em risco e, graças ao diagnóstico precoce, puderam iniciar tratamento”, destacou.
O Rotary é uma organização internacional de serviços com mais de 1,2 milhão de membros em mais de 46 mil clubes pelo mundo. Sua missão é promover a paz, combater doenças, apoiar a educação e reduzir a pobreza por meio de ações voluntárias. Entre suas principais frentes de atuação estão a saúde pública (com destaque para a erradicação da poliomielite e, agora, da hepatite C), a educação (com programas de bolsas e alfabetização), o desenvolvimento comunitário e a promoção da paz por meio de intercâmbios e diálogos culturais.
Os clubes Rotary atuam de forma autônoma e voluntária, em parceria com governos, instituições locais e entidades da sociedade civil. No Brasil, as ações são coordenadas pelo Rotary Brazil Office.