SAÚDE

Rotary e Saúde promovem Dia "D" da campanha "Hepatite Zero" neste sábado

Unidades de Saúde estarão abertas para orientação, testagem e vacinação com foco à prevenção e diagnóstico da doença

Dandara Aveiro
Publicado em 07/08/2025 às 15:46Atualizado em 07/08/2025 às 19:15
Compartilhar
Unidades de Saúde estarão abertas para orientação, testagem e vacinação, com foco na prevenção e diagnóstico da doença (Foto/Divulgação)

Unidades de Saúde estarão abertas para orientação, testagem e vacinação, com foco na prevenção e diagnóstico da doença (Foto/Divulgação)

Uberaba será uma das cidades brasileiras a receber, neste sábado (9), o Dia D da campanha Hepatite Zero, realizada pelo Rotary em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ação promove conscientização, testagem rápida e vacinação gratuita sobre as hepatites virais, com foco especial na hepatite C, cuja detecção precoce é dificultada pela ausência de sintomas. Desde o início da campanha, já foram identificados mais de 600 mil casos da doença por meio dos teste oferecidos em todo o país.

A informação foi dada por Fábio Fayad, governador da organização no Brasil, em entrevista à Rádio JM. Ele está em Uberaba para reforçar a divulgação da campanha e detalhou como será a ação local. “Em Uberaba, após reunião com a Secretaria Municipal de Saúde, ficou definido que cada clube Rotary da cidade ficará responsável por uma unidade de saúde, onde serão oferecidas testagem, vacinação e ações educativas, tudo gratuitamente. É uma ação ampla de prevenção, com foco na testagem, porque a hepatite é uma doença muitas vezes silenciosa”, destacou.

Segundo o representante, a escolha pela hepatite C como causa prioritária é estratégica. Embora o Rotary Internacional seja tradicionalmente associado à luta contra a poliomielite, a iniciativa brasileira da campanha Hepatite Zero despertou o interesse da organização mundial para o tema. “A campanha nasceu aqui no Brasil, e o Rotary Internacional viu o impacto e abraçou a causa globalmente. É uma ação que já salvou vidas, porque muitas pessoas foram diagnosticadas a tempo e conseguiram se tratar”, afirmou Fayad.

Ainda segundo o governador, a iniciativa também busca estimular a vacinação, principalmente entre adultos que nunca foram imunizados, e reforçar o papel da prevenção como política de saúde pública. “Desde o início da campanha, mais de 600 mil casos já foram detectados. São pessoas que estavam em risco e, graças ao diagnóstico precoce, puderam iniciar tratamento”, destacou.

O Rotary é uma organização internacional de serviços com mais de 1,2 milhão de membros em mais de 46 mil clubes pelo mundo. Sua missão é promover a paz, combater doenças, apoiar a educação e reduzir a pobreza por meio de ações voluntárias. Entre suas principais frentes de atuação estão a saúde pública (com destaque para a erradicação da poliomielite e, agora, da hepatite C), a educação (com programas de bolsas e alfabetização), o desenvolvimento comunitário e a promoção da paz por meio de intercâmbios e diálogos culturais.

Os clubes Rotary atuam de forma autônoma e voluntária, em parceria com governos, instituições locais e entidades da sociedade civil. No Brasil, as ações são coordenadas pelo Rotary Brazil Office.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por