DESTAQUE

Bispo de Uberaba pode ser beatificado pelo Papa Francisco

Dom Lustosa foi bispo em Uberaba por cinco anos, em 1925, e recentemente foi considerado venerável pelo Papa Francisco

Tito Teixeira
Publicado em 05/07/2023 às 06:39
Compartilhar

Dom Lustosa distinguiu-se pela inteligência e empenho na vida religiosa (Foto/Reprodução)

Antônio de Almeida Lustosa, conhecido como Dom Lustosa, que em 1925 foi eleito Bispo de Uberaba, pode ser beatificado após ser considerado venerável pelo Papa Francisco no último dia 22 de junho.

Dom Lustosa nasceu em 11 de fevereiro de 1886, em uma família da burguesia de São João del-Rei (MG). Foi interno do Colégio Dom Bosco, em Cachoeira do Campo (MG). Dois anos depois, decidiu tornar-se salesiano.

Segundo informações da Arquidiocese de Uberaba, Dom Lustosa distinguiu-se pela inteligência e empenho na vida religiosa. Aos 26 anos, já era ordenado sacerdote. Foi feito Mestre de Noviços e também Diretor (em Lavrinhas, no Estado de São Paulo), sendo encarregado da formação dos aspirantes salesianos, dos Estudantes Salesianos de Filosofia e também de Teologia.

Além de ensinar, formava numerosos clérigos para o apostolado salesiano, incentivando, com a ajuda deles, as paróquias e os oratórios nas cidades próximas.

Dom Lustosa foi bispo de Uberaba durante cinco anos e teve uma passagem muito lembrada na região do Triângulo Mineiro, devido a seu trabalho de fé dentro do seminário do município.

Um dos principais motivos para o processo de beatificação do arcebispo foi uma declaração de João Paulo II, em 1989, que disse que ele seria "santo e sábio". Seus últimos anos de vida como arcebispo foram em Fortaleza, capital do Ceará.

"Em 1925, foi nomeado bispo de Uberaba, onde encontrou o seminário praticamente vazio. Depois de um ano, tinha cerca de 30 seminaristas no ginásio", relata a Arquidiocese de Uberaba. Toda a sua vida foi dedicada à Igreja, onde realizou trabalhos sociais e de evangelização. Para que ele se torne um beato, há um processo de avaliação histórica e investigação de casos que envolvam Lustosa em milagres.

Dom Antônio foi um escritor nos mais variados setores: teologia, filosofia, espiritualidade, hagiografia, literatura, geologia, botânica. A Arquidiocese de Uberaba destaca que Lustosa possuía um fino senso de humor. Ele também teve atuação no campo artístico. São de sua autoria os vitrais da Catedral de Fortaleza.

Em 1963, retirou-se para a Casa Salesiana de Carpina (PE), onde passou os últimos 11 anos de vida e onde faleceu em 14 de agosto de 1974. Ele está enterrado na Catedral de Fortaleza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por