(Foto: Ilustrativa)
Blitz educativa no centro de Uberaba marcou o Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebrado nesta quarta-feira (6). A ação encerra a Campanha do Laço Branco promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Câmara de Uberaba.
Motoristas e pedestres que passaram pela Praça Rui Barbosa e pelo Calçadão da Artur Machado receberam panfleto alusivo à campanha, com alerta sobre os diversos tipos de violência doméstica - física, psicológica, moral, sexual e patrimonial - e os canais de denúncia.
Durante os últimos 21 dias, a Campanha do Laço Branco promoveu rodas de conversa com servidores, trabalhadores da iniciativa privada e universitários acerca da temática, além de capacitação para guardas civis quanto à abordagem correta em casos de agressão à mulher.
"Combater a violência contra a mulher é papel de todos, inclusive dos homens. Durante essa campanha, buscamos mostrar ao público masculino que o comportamento machista é prejudicial tanto para eles quanto para as mulheres. Além de não cometer violência, precisamos que os homens se engajem nessa luta e nos ajudem a coibir a agressão contra a mulher nos mais diversos ambientes", pontuou a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Anna Maia Jampaulo.
Ainda na última semana, o Legislativo aprovou projeto de lei da Prefeitura de Uberaba que institui auxílio-aluguel para vítima de violência doméstica com renda mensal per capita de até 1/4 do salário-mínimo. O benefício eventual corresponde ao pagamento de até seis parcelas de R$ 280 cada. O auxílio deve começar a ser pago ainda neste ano, após a publicação de decreto regulamentar.