Alunos da Escola Estadual Presidente João Pinheiro farão nesta manhã uma campanha para a inclusão social de pessoas portadoras de deficiência. Eles irão caminhar pelas ruas próximas à instituição de ensino com cartazes sobre o tema e ficarão durante pelo menos uma hora em semáforos da avenida Odilon Fernandes, para conscientizar os motoristas sobre a importância desta ação.
Segundo a professora Pollyana Massa Rodrigues, uma das organizadoras do evento, o colégio tem grande preocupação com a inclusão. “Temos 15 alunos com deficiência visual, sendo alguns de forma total e outros apenas com baixa visão, mas que merecem igual atenção. E, há cinco anos esta escola vem preparando suas instalações para permitir a presença deles e de outros que possam vir a frequentar seu interior, inclusive os portadores de deficiência física”, revela.
Ainda de acordo com Pollyana, que juntamente com outros 14 professores do João Pinheiro, fazem desde março deste ano curso de especialização na PUC-MG sobre inclusão social, custeados pelo governo estadual, a escola possui rampas de acesso e até banheiros adaptados para cadeirantes. “Eles devem ser tratados com respeito e ter seus potenciais valorizados. Conhecemos nestes cursos de especialização a grande capacidade dos portadores de deficiência. Eles podem fazer muitas coisas que nem imaginamos”, ressalta.
A professora informa que a blitz social desta manhã começará às 8h. “Mas, às 7h30, haverá a concentração dos alunos na porta do colégio, munidos de faixas com dizeres sobre o assunto. Depois começaremos a caminhada que deverá ter passagem pelo Jornal da Manhã e terminará por volta de 10h, com retorno ao João Pinheiro.”