Entre os sintomas da chikungunya estão febre e dor nas articulações, mas também podem ocorrer dores musculares e de cabeça, fadiga e erupção (Foto/Reprodução)
Novo Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aponta que Uberaba possui 15.137 casos suspeitos de dengue, dentre os quais 4.428 foram confirmados. Foram registradas 16 mortes em decorrência da doença e uma suspeita, que continua sob investigação.
Em relação à febre chikungunya, o boletim da SES-MG aponta que Uberaba tem 17 casos suspeitos da doença, com 13 confirmados. Uma morte foi registrada em Uberaba por conta da febre chikungunya. Não há registro de casos de zika vírus no município.
Os sintomas da febre chikungunya geralmente aparecem depois de uma semana de infecção. Febre e dor nas articulações surgem subitamente. Dor muscular, dor de cabeça, fadiga e erupção também podem ocorrer.
Minas Gerais registrou 404.007 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 312.592 casos foram confirmados para a doença. Há 194 óbitos confirmados por dengue no Estado e 74 óbitos em investigação.
Em relação à febre chikungunya, foram registrados 94.096 casos prováveis da doença, dos quais 77.887 foram confirmados. Até o momento, foram confirmados 45 óbitos por chikungunya em Minas Gerais e 19 estão em investigação.
Quanto ao vírus Zika, até o momento foram registrados 151 casos prováveis de pessoas infectadas. Há 46 confirmados para a doença e não há óbitos por zika em Minas Gerais, até o momento.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que o boletim é atualizado quinzenalmente e o painel de arboviroses, semanalmente.