Em reunião na manhã desta terça-feira (26) entre as Diretorias de Vigilância em Saúde e de Atenção à Saúde, destacou-se a orientação aos usuários quanto aos sintomas, os perigos da automedicação e o uso dos testes no auxílio do diagnóstico.
A previsão da Diretoria de Atenção à Saúde é de que os testes sejam distribuídos na próxima semana nas UBSs. “O teste será utilizado conforme a avaliação médica do paciente e, caso seja necessário, exame de sorologia será realizado para fechamento do diagnóstico”, explica Matheus Assumpção, diretor de vigilância em Saúde.
O próximo encontro está agendado para 19 de janeiro; será uma capacitação sobre as arboviroses para gerentes, Agentes Comunitários de Saúde, médicos e enfermeiros de Estratégia de Saúde da Família.
Dores intensas pelo corpo, mal-estar, dor de cabeça e febre. Esses são sintomas comuns à dengue, à chikungunya e à zika, arboviroses causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Pacientes que suspeitam estar com alguma dessas doenças devem procurar por atendimento profissional, preferencialmente na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.