MÊS DE FEVEREIRO

Boletim indica que casos prováveis de dengue aumentaram mais 14%

Tito Teixeira
Publicado em 25/02/2023 às 19:31
Compartilhar
As ações de prevenção à dengue, zika e chikungunya envolvem a eliminação dos focos e potenciais criadouros do mosquito (Foto/Reprodução)

As ações de prevenção à dengue, zika e chikungunya envolvem a eliminação dos focos e potenciais criadouros do mosquito (Foto/Reprodução)

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou o último Boletim Epidemiológico da dengue no mês de fevereiro. De acordo com novo levantamento, Uberaba tem 1.246 novos prováveis casos de dengue. No levantamento anterior eram 1.075. O crescimento é de, aproximadamente, 14%.

Não há registro de mortes em decorrência da dengue em Uberaba, conforme o boletim de SES-MG. O mesmo levantamento da SES aponta crescimento no número de quatro casos prováveis de febre chikungunya de quatro para sete. Já em relação à zika, a situação é estável, com apenas um caso provável.

Minas Gerais registrou 42.589 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 11.658 casos foram confirmados para a doença. Há quatro óbitos confirmados por dengue em Minas Gerais e 15 óbitos em investigação.

Em relação à febre chikungunya, foram registrados 16.607 casos prováveis da doença, dos quais 4.054 foram confirmados. Até o momento, não há nenhum óbito confirmado por chikungunya em Minas Gerais e um está em investigação.

Quanto ao vírus zika, até o momento foram registrados 72 casos prováveis. Há um caso confirmado para a doença e não há óbitos por zika em Minas Gerais, até o momento.

As ações de prevenção à dengue, zika e chikungunya envolvem a eliminação dos focos e potenciais criadouros do mosquito. A SES-MG reforça junto à população as seguintes medidas: manter as lixeiras tampadas; limpar o quintal de forma que não tenha lixo e entulhos; garrafas e baldes de cabeça para baixo; verificar se os aparelhos de ar-condicionado, umidificador e geladeira estão vazios e secos; limpar ralos e cobrir com telas; não colocar pratos de água em vasos de plantas; lavar frequentemente bebedouros de animais e manter limpos ralos internos e externos e calhas.

A SES-MG alerta que a dengue é uma doença que pode levar a óbito rapidamente, portanto, diante de quaisquer sintomas, como febre, dor de cabeça ao redor dos olhos, deve-se procurar uma unidade de saúde. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por