Importante aproveitar os momentos de lazer com segurança (Foto/Gisele Barcelos)
O período de férias é o momento em que as pessoas aproveitam para curtir e se refrescar em cachoeiras e rios. Mas, para que o momento seja apenas de lazer, é preciso ter alguns cuiddos para evitar acidentes.
De acordo com a tenente Karla Batista, do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM), existem algumas dicas para evitar que acidentes nesses locais.
“Evitar fazer o uso de bebida alcoólica quando estiverem nesses locais. Evitar ir nadar sozinho, não afastar muito da margem, não saltar de locais altos porque pode ter uma pedra e a pessoa pode se machucar. Dê preferência para locais que tenham salva-vidas e fique perto deles quando estiver nesses lugares. Evitar brincadeiras de mau gosto. Sempre ter atenção com as crianças quando estiverem dentro ou próximas da água, mesmo quando estiverem de colete salva-vidas.”, explica.
Referente aos riscos de cabeça d'água, a tenente Karla Batista afirma que os visitantes precisam ficar de olho na previsão do tempo antes de sair de casa. “A pessoa sempre tem que verificar a previsão do tempo antes de se deslocar para esses locais. Porque pode ter previsão de chuva e é bom evitar. Se estiver nas cachoeiras e perceber um aumento no volume de água, é importante que saia do local”, afirma.
Entre 2010 e novembro de 2020, foram registrados 18 acidentes ocorridos na cachoeira Rio Claro, conhecida como “Cachoeira da Fumaça". Em dez anos, 16 pessoas morreram no local.
Treinamentos. Em dezembro de 2022, houve uma requalificação de mergulhadores, que contou com a participação de bombeiros de Uberaba, em conjunto com os pelotões de Iturama e Araxá.
Ao todo, 13 militares de Uberaba realizaram as atividades de requalificação. Foram ministradas instruções práticas e teóricas relativas à atividade de operações submersas, com objetivo de atuar nas atividades de salvamento, resgate e busca de pessoas, cadáveres e bens materiais submersos com segurança.
As operações de mergulho compreendem uma ampla área de atuação pelo Corpo de Bombeiros, variando em complexidade, grau de risco, tempo de atuação e recursos utilizados. “O sucesso dos trabalhos de buscas submersas ocorre em decorrência da preparação de militares para as diferentes situações de mergulho”, informou o 8º BBM.