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BR-262 tem 29 pontos críticos aponta levantamento da CNT

O estudo indica que Minas Gerais é o estado com o maior número de pontos críticos em suas rodovias, sendo 403 locais com problemas

Tito Teixeira
Publicado em 15/01/2024 às 19:17
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A BR-262 apresenta 29 pontos críticos, o que corresponde mais de 7% de sua extensão, no território mineiro, com problemas (Foto/ Ilustrativa)

A BR-262 apresenta 29 pontos críticos, o que corresponde mais de 7% de sua extensão, no território mineiro, com problemas (Foto/ Ilustrativa)

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) publicou o Radar CNT do Transporte – Pontos Críticos 2023. O estudo apresenta uma análise dos principais pontos críticos das rodovias brasileiras, identificados na Pesquisa CNT de Rodovias. Minas Gerais possui 403 pontos críticos em rodovias, conforme dados divulgados pela (CNT) nessa segunda-feira (15). O estado é o primeiro no ranking nacional, à frente do Acre (385) e do Maranhão (258).

Das rodovias que cortam Uberaba, a BR-262, tem 29 pontos críticos, o que representa 7,2% de sua extensão em território mineiro. A BR-050 não foi citada na pesquisa da CNT.

O documento aponta problemas como quedas de barreira, erosões na pista, buracos grandes, pontes caídas e pontes estreitas. O levantamento acompanha o Painel CNT dos Pontos Críticos nas Rodovias Brasileiras, que aborda a sua distribuição no país, características, causas, soluções e investimentos necessários para saná-los.

As rodovias estaduais, agora concessionadas na região do Triângulo Mineiro, também não foram citadas nesse levantamento realizado pela CNT.

Entre os problemas apontados nas rodovias mineiras estão a erosão na pista, em 181 pontos (44,9%); buraco grande, com 103 pontos (25,6%); queda de barreira, com 97 pontos (34,1%); ponte estreita, com 12 pontos (3%); ponte caída, com dois (0,5%), e outros problemas, em oito pontos (2%).

O levantamento também revelou que 213 destes pontos críticos estão em rodovias federais, o que representa 52,9% dos problemas. Os outros 47,1%, ou seja, 190 pontos críticos, são em rodovias estaduais.

Investimentos. Diante dos resultados, a CNT estima que sejam necessários R$4,88 bilhões para a resolução dos problemas de 2023 apontados na publicação. Desse total, 38,5% devem ser destinados à correção de quedas de barreiras e 21,7%, à adequação ou reconstrução de pontes estreitas. Levando-se em conta o investimento necessário para intervenção de melhorias emergenciais, como reconstrução, restauração e manutenção dos trechos da malha rodoviária federal que apresentam problemas, a estimativa da necessidade de recurso sobe para R$46,8 bilhões.

Ao todo, foram identificadas 2.648 ocorrências graves na malha rodoviária do país, 38 a mais que em 2022. O aumento de pontos críticos representa um percentual de 1,5% em relação ao ano anterior.

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