COMBATE ÀS QUEIMADAS

Brigadistas são equipados para atuar na prevenção a incêndios no meio rural em Uberaba

Publicado em 04/05/2023 às 15:41Atualizado em 04/05/2023 às 15:42
Compartilhar
Combate às queimas (Foto/Divulgação)

Combate às queimas (Foto/Divulgação)

Tendo em vista o fim do período chuvoso e início da estiagem, os trabalhos de prevenção a incêndios no meio rural iniciaram em Uberaba. Ação conjunta entre a Prefeitura e o Sindicato Rural proporcionou a entrega de de equipamentos de combate a incêndio às quatro brigadas comunitárias no Município. Os recursos para aquisição dos kits foram viabilizados pelo Ministério Público do Meio Ambiente.

O ato de entrega dos equipamentos aconteceu no salão da Associação de Moradores de Santa Rosa, uma das contempladas com os kits, juntamente com as associações de Santa Fé, Mata da Vida e Ponte Alta. As instituições receberam, cada uma, 10 a 12 abafadores, 05 balas clava, 05 cantis, 05 pares de luvas, 05 máscaras, 05 óculos de proteção, 05 pares de perneiras, 05 mochilas e um soprador costal.

O projeto, criado em meados de 2021 e encabeçado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, conta ainda com as participações da Secretaria do Agronegócio (representando a PMU), Corpo de Bombeiros e Ministério Público do Meio Ambiente que destinou recursos no valor de R$53.862,54 (oriundos de multas ambientais) para a compra dos equipamentos de combate a incêndio. 

Um quinto parceiro, a Funepu, somou-se ao grupo tornando viável, por meio de licitação, a aquisição dos objetos.

Beneficiado com o projeto, Gilson Pontes, da Comunidade Santa Fé, disse que a associação já tem um grupo composto de 10 brigadistas. A comunidade já passou por treinamento teórico e agora aguarda a parte prática, pelos dos bombeiros, para que os voluntários saibam usar corretamente os equipamentos. “É nas primeiras chamas que as queimadas podem ser debeladas”, destacou Gilson.

Representando a prefeita Elisa Araújo, o secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, agradeceu a disposição das quatro associações em montar as brigadas rurais e a equipe da Sagri que não poupou esforços para tornar o projeto realidade. Ele explicou que as regiões escolhidas concentram, de acordo a corporação dos bombeiros, as principais manchas de calor dos últimos anos no Município. “Daí a importância dos grupos equipados para combater os focos”, enfatizou. 

Para o presidente do SRU, Marco Túlio Prata, o projeto é uma prova de que quando se une forças de segurança, poder público, sociedade civil e comunidades, as coisas andam. 

“Estamos satisfeitos de conseguir reunir este grupo e juntos materializar esta ideia de prevenir contra as queimadas no Município. Claro, que o combate aos incêndios é igual a plano de saúde, a gente tem que ter pra não usar, mas se precisar as brigadas voluntárias saberão acudir a tempo, mesmo porque estarão bem perto do sinistro”, acentuou Marco Túlio, adiantando que a campanha preventiva de 2023 será lançada no próximo dia 12, no Sindicato Rural.

O representante do 8º BBM, major Eudes Souza, disse que a doação de equipamentos para as brigadas rurais vem em boa hora, bem no começo do período sensível (estiagem), que se estende de maio a novembro. 

“Agora, vamos capacitar as equipes que terão papel fundamental na prevenção e primeiros combates, mesmo porque o nosso batalhão fica no perímetro urbano e tempo para incêndio não combina”, salientou, mostrando-se otimista em reduzir ainda mais o número de queimadas em Uberaba. Comparando 2021 (326 ocorrências) com 2022 (228), major Eudes informou que, só meio rural, houve uma queda de quase 30% no total de queimadas no Município.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por