Uberabenses têm enfrentado problemas decorrentes da grande quantidade de buracos nas ruas da cidade.
De acordo com a gerente comercial Ângela Maria Dantas, moradora do Parque São José, o asfalto está cedendo em vários pontos do bairro e os prejuízos não param. “Próximo à minha casa tem um buraco tão grande que caí dentro dele com meu carro. Além de gastar com o conserto, a gente leva um susto que não tem preço”, reclama.
Segundo ela, as ruas próximas ao Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism), estão entre as mais precárias. “O fluxo de carros, motos e bicicleta é intenso e, com a chegada das chuvas, piora tudo”, alerta a comerciante.
Outro ponto da cidade que também demanda reparos urgentes, segundo o motorista José Humberto Carrijo, é o Conjunto Uberaba 1. De acordo com José Humberto, que há seis anos mora na rua Oscarina de Castro, tem buracos na rua que já completaram dois anos.
“O que já perdi de rodas de carro não dá pra contar. E na Reynaldo Boareto, a principal avenida do bairro, a situação está até pior”, alega. “Há muito tempo ouvimos promessas de melhorias, mas a situação nunca muda”, diz José Humberto.
De acordo com o secretário de Infraestrutura do Município, José Eduardo Rodrigues da Cunha, o Zé da Égua, equipes da Prefeitura estão realizando atividades de rotina para reconstituição e recapeamento do asfalto nas áreas mais afetadas da cidade. “Nas vias de Uberaba, o asfalto está velho e com a iminência de chuvas a condição piora muito”, admite.
Segundo Zé da Égua, a operação tapa-buracos é somente uma medida paliativa que não resolverá o problema. “É para segurar as pontas até o ano que vem”, ele diz. “A usina de asfalto já está quase pronta e falta somente um módulo para completar a instalação. A partir de janeiro já estará em pleno funcionamento”, promete.
O plano diretor para o trânsito e transporte coletivo do Município, que prevê receitas da ordem de R$ 40 milhões, inclui o recapeamento das principais vias públicas da cidade, mas está parado no Ministério das Cidades desde o ano passado.