Motoristas revoltados com as condições da BR-050, no trecho que segue até a divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo, questionam investimento do dinheiro público. Buracos espalhados pela pista causam prejuízos e colocam em risco a segurança de quem trafega pelo local.
Para o motorista Sebastião Ribeiro, que seguia na manhã de ontem sentido Delta, teve de parar no acostamento para fazer reparos no veículo. Um dos pneus não suportou o impacto de uma das fendas abertas no asfalto e obrigou o condutor a interromper o trajeto.
O leitor Fábio Hermann de Sousa lembrou que depois da chuva dos últimos dias a qualidade da rodovia reduziu drasticamente, e caracterizou o episódio como lastimável.
Elias João, engenheiro supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes, o Dnit em Uberaba, informa que depende de fechamento orçamentário do órgão em Belo Horizonte. O processo licitatório do empreendimento caminha a passos lentos, e a previsão orçamentária para gastos com reparos em dois anos atinge onze milhões de reais no trecho.
Sem data certa para o início da obra, que Elias chama de rejuvenescimento da pavimentação, o que tem sido feito são ações paliativas, como o tapa-buracos. De acordo com o engenheiro, as chuvas consecutivas agravam a situação e os danos no segmento. E mesmo com auxílio da Polícia Rodoviária Federal, que reforça a sinalização no local, outros fatores como a falta de massa asfáltica na usina do município e a demora na estiagem contribuem para alongar o tempo de serviço. Recapeamento propriamente dito acontece apenas em 2012, quando uma operação mais profunda está sendo pensada para a rodovia.