Início da construção do Centro de Eventos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Uberaba) estava previsto para março, mas ficará, provavelmente, para o segundo semestre deste ano. Presidente da entidade, Fúlvio Ferreira, espera começar as obras, orçadas em R$ 6 milhões, em julho.
Segundo o dirigente classista, a burocracia tem atrasado a execução do projeto. “A maior demora foi motivada pela necessidade de registro da sede da CDL, que servirá como garantia do financiamento dos recursos a serem empenhados na construção. Temos a escritura da sede, mas ela não estava registrada em cartório e tivemos que fazer esta ação”, explica.
Fúlvio informa que simultaneamente à resolução da documentação, tem concentrado esforços na viabilização dos projetos financeiros. “Para fazer as obras precisamos do dinheiro e temos procurado apoios. Estamos na fase final deste processo, mas ainda não temos confirmações”, revela.
O presidente da CDL já confirmou a busca destes recursos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e também através de projetos encaminhados ao Ministério do Turismo.
Também de acordo com Fúlvio, os projetos estrutural e arquitetônico são outros que recebem atenção especial desde o início de 2011. “Estão quase prontos, assim como o acerto para a Secretaria Municipal de Infraestrutura fazer a terraplanagem no terreno onde será levantado o Centro de Eventos. No entanto, ainda não pudemos pedir a abertura destes trabalhos porque estamos resolvendo, primeiramente, a documentação”, observa.
A nova estrutura da CDL será erguida na Univerdecidade, em área de 25 mil metros quadrados. O pavilhão principal terá oito mil metros quadrados de construção. E a bilheteria, além da retaguarda – que contará, entre outros, com os depósitos e a cozinha –, deverão ocupar cerca de mil metros quadrados a mais, totalizando nove mil metros quadrados de construção.
O Centro de Eventos terá também cozinha e camarins, além de espaço para recepção de equipamentos.