CIDADE

Cães defecam e proprietários não limpam sujeira deixada nas ruas

Publicado em 10/09/2009 às 21:15Atualizado em 20/12/2022 às 10:39
Compartilhar

Leitor entrou em contato com a redação do Jornal da Manhã para registrar sua insatisfação com o que ele chama de “absurda falta de respeito” para com a população. Ele referia-se aos donos de cachorros que passeiam com seus animais por ruas e praças da cidade, permitindo que defequem em qualquer lugar e não recolhem os dejetos quando vão embora. É necessário ficar desviando para não ter a ingrata surpresa de pisar em restos deixados pelos animais e seus donos.

Após tomar conhecimento da reclamação, a reportagem entrou em contato com o Centro de Zoonoses, onde a chefe da seção do controle de animais de pequeno porte, Andreza Machado Borges, afirmou não existir nenhuma lei municipal que obrigue os donos de animais domésticos que os levam para passear a ter a atitude de recolher os dejetos deixados pelos seus bichos de estimação.

Segundo Andreza, porém, é necessário que as pessoas tomem consciência dos riscos de se deixar para trás as fezes dos cães. Ela lembra que, além do odor e do incômodo provocado às outras pessoas, as fezes podem trazer riscos à saúde da população, até mesmo causando doenças. “Mesmo não existindo regulamentação, é uma questão de educação e consciência de cada um. A rua e a praça são de uso público e, por isso, é bom estar atento. Todo animal tem direito ao passeio, mas é necessário observar isso”, adverte.

Focinheira. Andreza aproveitou também para relembrar sobre a questão da posse responsável. Ou seja, a partir do momento em que se assume a criação de um cão ou qualquer outro animal, é imprescindível que a pessoa assuma todas as responsabilidades, inclusive tendo a atenção em não causar incômodo à comunidade.

Salientando que existe uma lei estadual determinando que os donos de cães de grande porte, sobretudo os da raça pit bull, dobermann e rottweiler, devem registrá-los junto ao Corpo de Bombeiros, além de utilizar a focinheira nos animais. De outro lado, é recomendado que os proprietários fixem placas de advertência em suas residências, alertando sobre a periculosidade e agressividade dos cães. “Quem não cumprir o que determina a lei, está sujeito às sanções legais e irá pagar por isso através de multas ou serviços prestados à comunidade”, reforça.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.