BIDU

'Cão terapeuta' auxilia alunos de Psicologia da Fazu em atividade prática

Publicado em 01/10/2024 às 18:44Atualizado em 02/10/2024 às 08:28
Compartilhar

O curso de Psicologia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) ganhou um aliado especial nas aulas de Terapia Assistida por Animais (TAA): o cão terapeuta Bidu. Com um temperamento dócil e treinado para interações terapêuticas, Bidu tem ajudado alunos a entenderem, na prática, os benefícios da presença de animais em tratamentos psicológicos. 

Sob a orientação da professora Taís Zambarda, a última atividade com o cão Bidu foi estruturada como uma dinâmica terapêutica, onde os alunos tiveram a oportunidade de experimentar os benefícios emocionais e psicológicos proporcionados pela interação com o cão. "A ideia foi submeter os alunos à própria terapia assistida por animais, para que eles vivenciassem na prática o impacto que essa abordagem pode ter em diversos contextos terapêuticos", explicou a professora Taís. 

Um estudo realizado pelo Human Animal Bond Research Institute (HABRI) confirmou que a interação com animais traz benefícios diretos à saúde mental. A pesquisa, feita com dois mil tutores de pets, revelou que 74% relataram uma melhora significativa no bem-estar emocional, reforçando a importância dos cães no tratamento de transtornos psicológicos. 

De acordo com a professora Taís, a relevância da técnica é tanto em contextos clínicos quanto em ambientes educacionais. "A TAA pode ser aplicada em diversas áreas da Psicologia, como tratamento de transtornos de ansiedade, depressão, ou até no suporte a pacientes em processos de recuperação física. A presença do animal cria uma conexão emocional imediata, que facilita o processo terapêutico".

A utilização de cães como facilitadores em terapias tem se expandido globalmente. “Um exemplo foi o cão terapeuta da raça golden retriever Beacon que ajudou as atletas da Federação Desportiva de Ginástica dos Estados Unidos (USAG) a lidar com a pressão das competições da Olimpíadas de Paris, oferecendo suporte emocional. No nosso curso de Psicologia da Fazu, que é nota 5 MEC, um grande diferencial é o estudo de abordagens atualizadas”, destaca Sheilla Parreira, coordenadora do curso de Psicóloga.

Bidu é um cão resgatado que foi treinado para ser terapeuta no projeto PET Terapia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, onde demonstrou aptidão para interagir com pessoas devido à sua docilidade e curiosidade. Durante a pandemia, o projeto foi interrompido, e Bidu foi adotado pela veterinária Andréia, amiga da professora Taís Zambarda da Fazu. Agora, mesmo "aposentado", Bidu atua como cão terapeuta nas atividades de Terapia Assistida por Animais da Fazu, ajudando alunos de Psicologia a vivenciarem o impacto positivo dessa prática.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por