FIQUE ATENTO

Cadastro para rede pública de ensino vai até 6 de novembro

As inscrições devem ser exclusivamente pela internet, onde o candidato vai indicar, inclusive, a escola na qual deseja estudar

Tito Teixeira
Publicado em 26/10/2023 às 20:32
Compartilhar

Superintendente Regional de Ensino, Vânia Célia Ferreira, diz que o processo de acesso à escola pública se dá em conjunto com os municípios (Foto/Divulgação)

Estudantes de Uberaba que desejam ingressar na rede pública de ensino no próximo ano ou aqueles que precisam mudar de escola têm até o dia 6 de novembro para se inscreverem no Cadastro Escolar 2024. 

Para assegurar a vaga, pais ou responsáveis, ou ainda o estudante maior de 18 anos, devem realizar as inscrições, exclusivamente, pela internet, por meio do Sistema Único de Castro e Encaminhamento para a Matrícula (Sucem), no endereço cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

Uberaba tem sistema próprio de cadastro. Integram a Superintendência Regional de Ensino e aderiram ao Sucem os municípios de Água Comprida, Araxá, Campo Florido, Campos Altos, Carneirinho, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Fronteira, Frutal, Itapagipe, Limeira do Oeste, Pedrinópolis, Pirajuba, Planura, Pratinha, Sacramento, Santa Juliana, São Francisco de Sales, Tapira e Veríssimo.

Neste ano, o processo de Renovação da Matrícula é automático para quem já se encontra matriculado e é frequente em uma escola da rede estadual de ensino, ou seja, estudantes que já estão em uma escola da rede estadual ou municipal de cidade que aderiu ao Sucem vão ter a vaga garantida na mesma unidade no ano que vem. 

“O cadastramento começou no último dia 10 e vai até dia 6 de novembro. Ao acessar o site, o aluno fará sua matrícula e poderá escolher sua escola. Uberaba tem a sua rede própria e nos outros municípios há um trabalho conjunto entre a superintendência e os municípios. O sistema trabalha com a inscrição do aluno na escola mais próxima de sua residência. Ao colocar o endereço, serão apresentadas as três escolas mais próximas para o nível de ensino no qual ele está se matriculando”, explicou Vânia Célia Ferreira, superintendente regional de Ensino, em entrevista ao programa Pingo do J, na Rádio JM.

Em todo o Estado, 714 municípios aderiram ao Sucem. Nos municípios em que não houve a adesão ao Sucem, o sistema exibirá apenas as escolas estaduais. Caso o interessado deseje estudar apenas em uma escola municipal naquela localidade, ele deverá entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação e obter informações sobre o cadastramento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por