(Foto/Divulgação PMU)
Residentes e lojistas do centro de Uberaba têm reclamado das condições das calçadas, que dificultam a circulação e afetam o comércio local. Uma leitora do Jornal da Manhã expressou insatisfação, destacando que, apesar de reformas realizadas na Praça Rui Barbosa, as principais ruas da cidade ainda apresentam calçadas danificadas, o que dificulta a mobilidade, especialmente de pedestres com dificuldades de locomoção.
Leia também: Viva o Centro de Uberaba terá ladrilhos de dinossauro e arte conectando história e Geoparque
A moradora, que reside na área central de Uberaba, relatou que muitas pessoas estão deixando de ir ao comércio da região devido aos problemas nas calçadas, como buracos e desníveis. “Tem muito buraco. Eu mesma já caí, ralei o joelho, já torci o pé várias vezes. Nada é feito. Eu moro no Centro e quero melhor o comércio dessa região, para isso precisa melhorar as calçadas. Na Artur Machado, na Tristão de Castro; muitas lojas estão fechando”, relata a denunciante.
Veja ainda: Viva o Centro de Uberaba terá ladrilhos de dinossauro e arte conectando história e Geoparque
O JM entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba, para buscar um posicionamento. O Departamento de Posturas esclareceu que a responsabilidade pela manutenção das calçadas é dos proprietários dos imóveis ou estabelecimentos, mas garantiu que fiscais irão verificar as vias mencionadas.
A Prefeitura também informou que já deu início às obras de adequação dos 25 pontos centrais da cidade para promover a requalificação urbana, como parte do programa Viva o Centro Uberaba – Cidade Presente. “O projeto contempla a promoção do patrimônio histórico, cultural e turístico existente, por meio de intervenção urbanística e ambiental”, esclarece o Executivo.
Além disso, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) comunicou que as demandas de tapa-buracos serão incluídas na programação da Pasta, com o intuito de melhorar as condições das vias e garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos.