A data marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa, quando a Igreja Católica lança a Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e Fome”
Com o tema “Fraternidade e Fome”, a Campanha da Fraternidade tem a citação bíblica “Dai-lhe vós mesmo de comer!” como lema (Foto/Reprodução)
As paróquias da Arquidiocese de Uberaba começaram os preparativos para a celebração da Quarta-Feira de Cinzas. A data marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa, quando a Igreja Católica lança a Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e Fome”
As cinzas são colocadas sobre as cabeças dos fiéis. Conforme a tradição católica, a intenção desse gesto é levar os cristãos ao arrependimento dos pecados e lembrar que não se deve se apegar a esta vida, achando que a felicidade plena possa ser construída aqui.
Na Catedral Metropolitana de Uberaba, a celebração da Quarta-Feira de Cinzas (22) está marcada para ter início às 19h. No Santuário-Basílica de Nossa Senhora da Abadia estão programadas missas às 7h, 18h e 19h30. E no Santuário da Medalha Milagrosa serão duas celebrações, uma às 7h e outra às 19h.
Nas demais paróquias da Arquidiocese de Uberaba os horários variam conforme a programação de cada comunidade.
No dia 22 também será lançada pela Igreja Católica a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico, extraído de Mateus, capítulo 14, versículo 16: “Dai-lhe vós mesmo de comer!”.
Segundo a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) um dos objetivos é propor aos fieis um caminho de conversão para não ceder à cultura da indiferença frente ao sofrimento humano, conforme pede o papa Francisco.
No Brasil, a Campanha da Fraternidade, que acontece desde 1964, é um modo de a igreja celebrar o tempo da Quaresma com oração, jejum e caridade, associados à reflexão e ação sobre um tema social específico.
Segundo a CNBB, expressão de comunhão, conversão e partilha, a campanha desperta o espírito cristão e comunitário na busca do bem comum; educa para a vida em fraternidade e renova a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em vista de uma sociedade de irmãos.
A Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, acontece em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos. Em 2023, a coleta será realizada no dia 2 de abril.