Desde 2013, o Brasil celebra o Dia de Doar e a 10ª edição vai acontecer em 28 de novembro. A data tem o objetivo de incentivar o país a ser mais generoso e solidário, e neste ano, a campanha DOA UBERABA irá fazer parte desta mobilização para arrecadar recursos e aumentar o impacto positivo de organizações do terceiro setor. E, pela primeira vez, haverá uma união de entidades para a realização da ação: Hospital Hélio Angotti, Instituto Social Kairós, Instituto Vida Urbana, Associação Rosa de Saron e Associação Ivanete Falcão Amor Solidário (Aifas).
O Hélio Angotti, que vai para a terceira participação, pretende, além de difundir a cultura da doação, estimular a sociedade de Uberaba e região a ajudar a instituição, que é filantrópica. “Nossas principais necessidades no momento são a arrecadação de papel A4, copos descartáveis e papel higiênico”, explica o analista de Relações Institucionais, Jonathan Mendes. Já o Instituto Kairós e Aifas, pretendem arrecadar alimentos para dar continuidade às ações sociais que já praticam em nossa cidade. “Fizemos contato com a coordenação nacional do Dia de Doar e também com a regional, sediada em Uberlândia. Vimos que muitos municípios brasileiros já realizam campanhas comunitárias e o resultado sempre é muito bom”, explicou a presidente, Maria Aparecida Alves.
Na última edição, mais de 28 milhões de pessoas participaram das ações, que aconteceram em 72 cidades de todas as regiões do país, mobilizaram 72 campanhas comunitárias e arrecadaram mais de 4,5 milhões de reais em doações. Para 2023, espera-se que o Dia de Doar atinja um número maior de pessoas em mais municípios brasileiros. Para isso ocorrer, a Doa Uberaba vai realizar algumas ações, sendo: arrecadação na porta dos principais supermercados da cidade (17, 18, 23, 24 e 25/11), adesão de escolas da cidade que queiram estimular a cultura da doação entre os alunos e recolhendo doações (de 21 a 24/11), além de um pit stop (em local a ser definido), no Dia de Doar (28/11) para mostrar à população a importância da solidariedade.
O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.
No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com a parceria do Instituto Mol.
No site é possível encontrar a lista de campanhas comunitárias que já foram realizadas no país, saber como liderar uma campanha e até um modelo de projeto de lei para cidades que quiserem formalizar a celebração do Dia.
Mais informações estão disponíveis no site www.diadedoar.org.br, pelo email contato@diadedoar.org.br ou nas redes sociais @diadedoar.