A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital de Clínicas da UFTM realizou uma captação múltipla de órgãos e tecidos, nesta segunda-feira (18). Seis pacientes que aguardavam na fila de transplante foram beneficiados.
Segundo informações da comissão, a ação foi possível graças à solidariedade da família do jovem de 21 anos, que teve morte encefálica após sofrer acidente de trânsito. Foram captados coração, fígado, os dois rins e as duas córneas. O coração e o fígado foram transplantados em Belo Horizonte, no Hospital das Clínicas da UFMG e na Santa Casa, respectivamente. Os tecidos oculares e os rins serão doados para pacientes de Uberaba e Uberlândia.
O coordenador da Comissão, Ilídio Antunes Júnior, destaca a importância da conscientização familiar sobre a doação de órgãos. “Hoje nós estamos realizando esse trabalho de sensibilização, estamos todos saudáveis, mas amanhã pode ser um de nós, ou alguém da nossa família a precisar de um transplante”, declarou Ilídio, que também ressaltou e agradeceu à família do doador pelo gesto altruísta.
O HC-UFTM é habilitado para a captação de coração, fígado, rim, córnea, válvula cardíaca e tecidos ósseos e realiza transplante de rim (intervivos e com doador falecido), de medula óssea (autólogo), tecidos oculares e tecidos ósseos. Esse ano, até o momento, foram captados 12 órgãos e tecidos para transplantes.