CIDADE

Caresami tem melhores índices de segurança de Minas Gerais

Publicado em 13/11/2009 às 20:18Atualizado em 16/12/2022 às 07:28
Compartilhar

O Centro de Atendimento de Reeducação Social do Adolescente e Menor Infrator de Uberaba (Caresami) há 21 meses não registra fugas, rebeliões, evasões e motins. A revelação é da diretora geral, Rubiane Santos Max, e do diretor de Segurança, Wilson Alves Pereira Júnior, indicando o resultado positivo da filosofia de trabalho implantada na unidade.

Atualmente com 63 internos, o Caresami recebe adolescentes encaminhados pelo Juizado da Infância e Juventude para o cumprimento de medidas de internação provisória, internação e semiliberdade. Com uma equipe interdisciplinar, composta por pedagoga, assistente jurídico, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, enfermeiro, técnico em enfermagem e agentes socioeducativos, o interno é acompanhado individualmente no seu dia-a-dia.

Ao entrar na unidade, o adolescente passa a integrar o Plano Individual de Atendimento (PIA).

No dia-a-dia, os adolescentes fazem laboraterapia na horta, na manutenção e limpeza da casa e nas oficinas de marcenaria e música (violão e cavaquinho). Eles produzem brinquedos pedagógicos e bonecas de lã com material reciclado. Os recursos angariados são revertidos para as próprias oficinas, na manutenção e aquisição de matéria-prima. Para o Natal, as crianças abrigadas no Lar da Caridade e Casa de Proteção vão receber brinquedos confeccionados pelos internos.

A diretora ressalta que alguns deles participam dos cursos de eletricista de autos, eletricista industrial, caldeiraria e soldagem industrial do programa federal Projovem Adolescente. Cinco já estão empregados com Carteira de Trabalho assinada, através de autorização judicial.

O diretor de segurança Wilson Alves Pereira Júnior salienta que a mudança de comportamento dos internos deve-se à humanização do atendimento e à integração das ações e da equipe com os trabalhos desenvolvidos na unidade. Numa parceria com os Bombeiros (primeiros-socorros e prevenção de acidentes), a Promotoria (direitos e deveres), a Polícia Militar (técnicas de segurança) e o Departamento Central de Desenvolvimento de Recursos Humanos - Decedes (recursos humanos), novos conhecimentos são colocados em prática.

Os diretores destacam ainda o apoio do promotor da Infância e Juventude, André Tuma; da secretária de Desenvolvimento Social, Maria Thereza Rodrigues da Cunha, e do prefeito Anderson Adauto para que o Centro de Reeducação de Uberaba conseguisse ser hoje referência no Estado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por