Desfile de carnaval pode ter menos escolas de samba em 2010. Com problemas na prestação de contas, algumas agremiações correm risco de ficar sem desfilar
Desfile de carnaval pode ter menos escolas de samba em 2010. Com problemas na prestação de contas, algumas agremiações correm risco de ficar sem desfilar no próximo ano. A situação mais complicada é a da Império do Abadia, que recebeu verba da Prefeitura em 2008 e não se apresentou no CentroPark.
De acordo com o presidente da Fundação Cultural, Rodrigo Mateus de Oliveira, as escolas apresentaram os relatórios e a assessoria jurídica constatou divergências em alguns casos. As agremiações foram notificadas dos problemas, já entregaram as justificativas e a FCU deverá fechar a análise final até quinta-feira (17). Ele não quis antecipar quais estariam em pior situação, mas ressaltou: “Tudo foi mostrado ao prefeito e a ordem dele é para não dar tratamento especial”.
Já o presidente do Conselho Afro, Evaldo Alves Cardoso, afirma que o único impedimento é com a Império do Abadia. Segundo ele, escolas tradicionais como Bambas do Fabrício, Rosas de Ouro e Santa Maria não correm risco de ficar fora do desfile, pois as ressalvas apontadas na prestação de contas foram sanadas facilmente. O mesmo vale para Leblon e Eucalipto, que disputam o título no segundo grupo.
Além da ameaça de ficar fora do carnaval, as escolas vão enfrentar a limitação financeira para promover o próximo desfile. Prefeito Anderson Adauto não adiantou valores ou cronograma de depósito, mas já sentenciou: “Uma só definição tenho até agora: Não vai aumentar o que foi no ano passado. Não tem como!”.