A previsão é que toda a colheita seja concluída até o dia 15 de agosto (Foto/Divulgação)
A produção agrícola de Uberaba no período de inverno, conhecido como safrinha, deve fechar este ciclo de 2025 com números superiores aos registrados no ano passado. A previsão é da Secretaria do Agronegócio, que avalia as condições climáticas como favoráveis para o setor neste segundo semestre.
De acordo com o secretário Agnaldo Silva, a estiagem registrada nos últimos meses tem beneficiado a colheita, principalmente das culturas de sorgo e milho. “Estamos finalizando a safrinha, com cerca de 20% já colhidos. A previsão é que toda a colheita seja concluída até o dia 15 de agosto, e as condições climáticas têm colaborado para um bom desempenho das lavouras”, afirmou.
Segundo ele, a safra 2025/2026 também é motivo de otimismo, com expectativa de crescimento na produtividade. “Os institutos meteorológicos indicam um ano de estabilidade climática, sem grandes interferências de fenômenos como El Niño ou La Niña. Isso favorece o desenvolvimento das culturas e reforça nossa projeção de uma safra melhor que a anterior”, explicou.
Entre as culturas que se destacam em Uberaba, a cana-de-açúcar segue liderando a produção. O município mantém-se entre os principais produtores do país, embora o ciclo da cana só se encerre entre outubro e novembro. A soja também mantém bons índices, com aumento da área plantada, compensando perdas pontuais em produtividade.
Ainda segundo o secretário, mesmo com algumas preocupações externas, como as pressões tarifárias internacionais e o custo de insumos, os produtores seguem confiantes. “O agro é resiliente. Nossos agricultores estão preparados para lidar com desafios e continuar investindo no que sabem fazer: plantar e produzir com eficiência”, concluiu.