Nuvem carregada de chuva (Foto/Reprodução)
Não é para jogar água na cerveja dos foliões, mas os últimos dias de Carnaval em Uberaba podem ser de chuvas e pancadas isoladas. De acordo com a meteorologista Wanda Prata, o panorama é resultado de um alinhamento instável que vem da região Sul do Brasil, atravessou a Argentina e deve chegar ao Triângulo depois do dia 18 de fevereiro.
Ao Jornal da Manhã, ela explicou que esse alinhamento empurra uma massa de ar quente sulista, e as pressões no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina já estão suficientemente baixas. Com isso, esse encontro de massas pode trazer queda de água.
“Isso [alinhamento] sobe, provocando ventanias, chuvas fortes, localizadas. Vem aí o pacote todo. Algum local pode dar granizo, porque ela vem com tudo. Vem subindo, vai chegar aqui, passa pelo Paraná dia 17, 18, e vai chegar aqui. E vai se juntar à zona de convergência. E o alerta nosso é para a chuva significativa que vem subindo”, esclareceu a especialista.
O panorama apresentado por Wanda Prata vai ao encontro dos quadros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que preveem chuvas fortes para Uberaba esta semana.
Pode interessar: CHECKLIST MUNDO | 5 destinos perfeitos para viagens curtas de carro no feriadão a partir de Uberaba