A ação é desenvolvida para incentivar o registro de jovens e adolescentes ( )
Cartório Eleitoral de Uberaba está com projeto para incentivar jovens a registrarem o título de eleitor e exercer o direito do voto. Segundo o chefe do cartório, Alexandre Petterman, o projeto “Eleitor do Futuro da Justiça Eleitoral” visita as turmas de Ensino Médio das instituições públicas e privadas da região.
Criada em 2002, a iniciativa é adaptada às condições de cada Regional Eleitoral, mas mantém o objetivo comum de contribuir na formação do jovem eleitor. Petterman afirma que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem registrado cada vez menos eleitores facultativos, o que só reforça a necessidade de divulgação do projeto.
A ideia atende as demandas espontâneas de escolas públicas e privadas de Ensino Médio, por meio de visitas de das zonas eleitorais. Portanto, é necessário que as escolas busquem o serviço no Cartório Eleitoral da região a qual pertence. Feito o contato, um servidor conduzirá dinâmicas interativas sobre cidadania política e eleições.
“Falamos com eles sobre a importância do voto e de participar da política, além de mostrar sobre a história do voto e da Justiça Eleitoral. E a grande questão é que, a cada dia, os jovens buscam menos a Justiça Eleitoral para fazerem o alistamento”, analisa Alexandre Petterman.
Na região, já receberam a visita do cartório a Escola Estadual Geraldinho, na cidade de Veríssimo, além do Colégio Apoio, em Uberaba.