Casa abandonada na rua Senador Pena, no centro da cidade, continua sendo alvo de reclamação de moradores das imediações. Desde que uma imobiliária desocupou o local, ele tem servido de abrigo para andarilhos e usuários de drogas, além de depósito de lixo e entulho.
Segundo Alcione Moreira, que mora nas proximidades, o imóvel está totalmente abandonado e até focos do mosquito da dengue foram encontrados há alguns meses. “A situação está terrível e não sabemos a quem recorrer.” Outra que também reclama é a vizinha Helena Marques. Ela explica que moradores de rua passam a noite no local, alguns chegam a usar droga e é possível escutar barulho de vidros quebrando durante a madrugada. “Nosso medo é de que algo pior aconteça, como o casarão da praça Rui Barbosa, que foi incendiado no início da semana.”
Diretor do departamento de Posturas, Renato Formiga explica que o proprietário do imóvel já foi multado duas vezes por falta de limpeza em cinco UFMs cada, o equivalente a R$750, e a limpeza foi feita. Porém, como a situação se encontra irregular, novamente ele poderá ser multado por reincidência. “A última multa foi este mês e se em um prazo de 30 dias não regularizar a situação, teremos que agir novamente, com multa em dobro.”
Outra questão levantada por Formiga é quanto ao estacionamento irregular no local. “Como o imóvel tem um recuo, motoristas estacionam o carro na calçada, obstruindo a passagem de pedestres, o que também implica em multa para os proprietários dos veículos.”
Proprietário da imobiliária onde o imóvel está à venda, Sérgio Marcos de Sousa explica que a responsabilidade pela limpeza do local é do proprietário, porém o empresário se prontificou a entrar em contato com o dono da casa para informar a situação de abandono.