Há cerca de um mês, moradores do bairro Vila São Cristóvão, próximo à Facthus, têm observado que a água da rua está chegando às suas casas com aspecto diferente da normalidade.
De acordo com a auxiliar administrativa Giana Gobbi, além de cor, a água também tem um cheiro diferente. “Comecei a perceber quando eu abro a torneira, sai uma fumaça e a água tem um aspecto leitoso, branca e, ainda, com odor parecido com água sanitária”, afirma. Segundo Giana, esse fato tem mais frequência no período da manhã e no fim da noite. “Geralmente, no decorrer do dia, ela já volta à sua cor normal e sem odor, como deve ser”, explica.
O administrador Marcos Terêncio, esposo de Giana, conta que no começo pensou que poderia ser a pressão da água, já que se colocar em um copo, depois de algum tempo, a cor volta ao normal. Porém, o administrador fala que tirou a válvula de pressão da torneira e o aspecto continua o mesmo. “Nós ficamos com receio de usar a água para alimentação, pois ela pode estar com uma quantidade grande de produtos químicos, como o cloro, ou outra coisa que possa prejudicar”, alerta Giana.
A assessoria do Codau informou que uma equipe da autarquia foi deslocada para verificar a reclamação e coletar uma amostra da água para análise na casa vizinha, porém não encontrou nenhuma alteração que se parecesse com a reclamação.